Utilitário esportivo da Honda ganhou a Certificação pelo segundo ano seguido. Veja os ganhadores das 19 categorias

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O utilitário esportivo HR-V, da Honda, foi o campeão geral da 4ª edição do Selo Maior Valor de Revenda, certificação feita pela AutoInforme em parceria com a Textofinal de Comunicação. O Estudo, feito com base na cotação da Molicar, registrou um índice de depreciação de apenas 8,8% após um ano de uso. O HRV é portanto o carro que menos perde valor no mercado brasileiro.

A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada nesta quinta-feira, 23, na churrascaria Fogo de Chão, em São Paulo e contou com 19 categorias, duas a mais do que no ano passado: a de Picape Compacta, tendo como vencedora a Fiat Toro (9,3% de depreciação), e a Elétricos e Híbridos, cujo vencedor, o Toyota Prius, obteve índice de 11,3%.

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Outra novidade da certificação foi a homenagem prestada à Citroën, marca que apresentou a maior evolução no desempenho de valor de revenda. Na média dos seus produtos, a Citroën registrou o índice de depreciação de 12,4%, contra 18,1% no ano passado, uma evolução de 5,7 pontos percentuais.

Seis carros receberam o Selo pela quarta vez seguida em suas categorias. Os tetracampeões são:

Chevrolet Ônix, na categoria hatch compacto, com depreciação de 9,2%
Volkswagen Golf, na categoria hatch médio, com índice de 12,0%
Honda Fit, na categoria minivan/monovolume, com índice de 9,7%
Toyota Hilux, na categoria picape média, com índice de 14,2
Hyundai HB20S, categoria sedã de entrada, com depreciação de 10,2% e
Toyota Corolla, sedã médio, com índice de 9,3%

A pesquisa considerou os 120 modelos zero km mais vendidos, de 24 marcas. Além das marcas ganhadoras, foram analisados modelos das marcas Audi, Chery, Citroën, Ford, JAC, Jeep, Kia Motors, Lifan, Míni, Nissan, Peugeot, Renault, Subaru e Suzuki.

Seis dos vencedores desta edição pioraram suas posições em relação à terceira edição do estudo, com índices de depreciação maiores: Volkswagen Up, Chevrolet Onix, Volkswagen Golf Variant, Toyota Hilux e o Volvo XC60. Até mesmo o Honda HR-V, campeão geral no ano passado com índice de 4,5%, caiu este ano, ficou com uma depreciação de 8,8%. Outros cinco modelos evoluíram, como o Volkswagen Golf, o Honda Fit, o Hyundai HB20S, o Honda City e o Toyota Corolla, além de Mercedes-Benz A200, Volkswagen Saveiro, Ford Fusion e Jeep Compass, que venceram este ano.

E apenas oito modelos registraram um índice abaixo de 10%. Anote aí os carros que menos perdem na hora da revenda: HR-V, Compas, Ônix, Up, Toro, Kicks, Corolla e Fit.

As variações negativas dos índices de depreciação são pequenas, mas podemos entender esse comportamento como um sinal de alerta aos fabricantes e importadores porque o valor de revenda é um dos principais atributos (se não o mais importante) levado em consideração pelo consumidor na hora da compra do zero.

O estudo que determina a certificação Maior Valor de Revenda pesquisa o valor praticado do carro zero km comparando-os com o preço desse mesmo carro doze meses depois, portanto com um ano de uso.

A depreciação depende de vários fatores: da marca, da imagem junto ao consumidor, do tamanho do carro, da estrutura da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, da origem, do volume disponível no mercado de usados, da sua liquidez, enfim, em última instância, da aceitação do modelo no mercado.

Foram considerados os preços praticados no mercado de carro zero em agosto de 2016 e não os preços de tabela. O estudo considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação – como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores – eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.

Foram eliminados os carros que tiveram modificações na linha nos últimos doze meses e eliminados os que saíram de linha.

Veja os demais ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda 2017:
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