– São as únicas novas que lideram em capitais de Estado

HB20 HATCH LAGOA FINAL

Aos poucos as montadoras novas vão alcançando melhores posições no ranking de vendas, buscando nichos de mercado, avançando em terrenos onde as três grandes apresentam mais fragilidade. Ainda assim, são as três – GM, Fiat e Volkswagen, que dividem a liderança de vendas não apenas em âmbito nacional, mas também nas capitais e principais cidades do País.

Mas duas das novas montadoras se credenciam como líderes em capitais brasileiras, a Hyundai, marca mais vendida em Belo Horizonte, e a Renault, líder em Curitiba e também em São Luiz.

A Hyundai é a preferida dos consumidores da capital mineira. A empresa conquistou em abril 19,5% das vendas, quase quatro pontos a mais do que a segunda colocada, a Fiat, que ficou com 15,7%.

Belo Horizonte tem um retrato do mercado bem diferente do nacional. Além da liderança da Hyundai, a cidade tem a Renault como a terceira marca mais vendida e a líder nacional, a GM, fica apenas com o quarto lugar. A Volkswagen, terceira colocada no ranking brasileiro, é apenas a sexta na capital mineira. Já os japoneses perdem espaço em BH: ocupam a oitava (Toyota) e a nona posições (Honda), atrás da Nissan, que fica em sétimo lugar na cidade e é a nona nas vendas totais.

No Estado de Minas Gerais a Hyundai fica em terceiro, com 15,1%, atrás da líder Fiat (18,9%) e praticamente empatada com a GM, que tem 15,4%.

Renault_Sandero_2015

Embora tenha caído duas posições no ranking nacional (era a quinta colocada e hoje é a sétima), a Renault lidera em Curitiba e São Luis. A marca francesa conquistou 15,1% das vendas na capital maranhense em abril, deixando a Fiat (14,6%) e Volkswagen (13,8%) para trás, enquanto a GM, líder nacional, amarga uma modesta quinta posição na cidade.

Mas é em Curitiba que a Renault deita e rola. Tem quase o dobro de participação da segunda colocada: vendeu 1.094 na capital paranaense e ficou com 21,2% das vendas, bem distante da GM, segunda no ranking,  que teve 12,1%. Em todo o estado do Paraná Renault perde para a GM (16,7%), mas fica com um honroso segundo lugar, com 13,7% de participação.

Não por acaso, Minas e Paraná são os estados preferidos pelas locadoras de veículos para fazer o licenciamento de sua frota, pois oferecem VANTAGEM FINANCEIRA: Minas Gerais, por exemplo, cobra apenas 1% de IPVA das locadoras, enquanto o proprietário comum paga 4% sobre o valor do carro. A Localiza e a Movida passaram a comprar HB20 para locação e ambas licenciam suas frotas em Belo Horizonte.

Belo Horizonte
abr/16
1) Hyundai 19,5%
2) Fiat 15,7%
3) Renault 15,4%
4) GM 15,4%
5) Ford 10,2%
6) Volks 9,3%
7) Nissan 4,2%
8) Toyota 2,9%
9) Honda 2,8%
10) Jeep 2,2%
Curitiba
abr/16
1) Renault 21,2%
2) GM 12,1%
3) Ford 10,9%
4) Volks 10,9%
5) Fiat 8,2%
6) Toyota 6,8%
7) Hyundai 6,1%
8) Honda 5,9%
9) Nissan 4,6%
10) Jeep 2,5%
São Luiz
abr/16
1) Renault 15,1%
2)  Fiat 14,6%
3)  Volks 13,8%
4)  Toyota 12,6%
5)  GM 11,1%
6)  Hyundai 11,0%
7) Ford 7,9%
8)  Honda 3,7%
9)   Jeep 2,3%
10) Nissan 1,7%