Andamos, vimos o carro por inteiro mas não pudemos fotografar. Novo modelo só será mostrado nos próximos meses no Brasil

Eu vi, mas não pude fotografar, portanto é impossível mostrar como é o novo HB20, que viemos conhecer aqui na Coreia do Sul, na capital Seul.

Andamos no carro na pista de testes da montadora, num protótipo, modelo ainda sem finalização, por isso a empresa não está expondo o carro ao público.

É difícil descrevê-lo, mas dá pra dizer que o HB20 novo incorpora a filosofia de design que a marca está impondo para toda a linha. Ele tem os farois alongados, que se estendem na divisão entre o capô e a lateral do carro, de led, que, segundo o chefe de design responsável pela reestilização do modelo, chama muito a atenção.

“O led é a assinatura luminosa do carro. Ele pode ser visto de frente e da lateral; é um componente importante do desenho do carro”, disse Lee Sang Yup, que destacou a importância da grade dianteira, baixa, no sentido de oferecer maior personalidade ao carro e lhe dar um aspecto esportivo, proposta que reforça as mudanças forjadas no modelo 2020.

O novo design mantém o equilíbrio entre as áreas suaves e os detalhes mais pronunciados. Eu achei o desenho do capô muito simplório, limpo demais, mas a composição da grade com o farol é bonita, assim como a lateral, valorizada pelos dois recortes horizontais.

O resultado do sedã foi muito positivo, na proposta de buscar uma semelhança com um modelo coupé, suavizando o desenho do terceiro volume tradicional.

Segundo a Hyundai, o objetivo é construir um sedã de entrada, mas que esteja acima dos concorrentes da mesma categoria; é fazer com que o modelo sedã supere as expectativas do segmento.

E a versão Cross, que substitui o HB20 X, avançou na proposta fora de estrada. Ficou mais alta, reforçando a imagem esportiva, com barras no teto, molduras pretas das caixas de rodas, e com detalhes de acabamento.

“Nosso objetivo foi tornar o HB20 um carro mais emocionante. Era preciso concretizar esse aspecto (da emoção), já que a Hyundai é uma marca emocional no Brasil”, disse o chefe de design.

Os três modelos cresceram. Os 30mm a mais no entre eixos, deram ao hatch mais espaço interno, portanto maior conforto, e o sedã ganhou porta malas maior, passando de 450, pra 475 litros.

Internamente, o novo HB20 ganha detalhes de sofisticação, com costura e detalhes nos bancos em vermelho, (detalhes que compõe também o volante e a capa da alavanca do câmbio), acabamento cromado, porta objetos com tampa, partida de botão, painel mais compacto e tela touch de oito polegadas.

Até 2012, o consumidor brasileiro não tinha o desejo de compra de um carro compacto. Foi quando o Hyundai chegou no Brasil com o preço um pouco acima da média, mas oferecendo muito mais equipamentos, e fez sucesso. O novo HB20 tem por missão atender essas expectativas.

Joel Leite, de Seul, na Coreia do Sul