Sete anos depois de balançar o mercado brasileiro com o lançamento do HB20, a Hyundai escolheu novamente a Ilha de Comandatuba, na Bahia, para apresentar a nova geração do carro. Além da renovação completa do design e um amplo pacote de equipamentos, o grande destaque é a chegada do motor 1.0 turbo com injeção direta de 120 cavalos. O preço do carro parte de R$ 46.490,00 (aspirado 1.0 de 80 cv), cerca de R$ 2 mil a mais que o HB20 2019. As versões seguem as mesmas, HB20 (hatch), HB20 S (sedã) e HB20 X (cross).

Em 2012, quando chegou ao mercado brasileiro, o HB20 revolucionou o segmento de entrada com design ousado, seguindo a tendência dos importados da marca que já eram vendidos no Brasil. Com o lançamento da nova geração do seu campeão de vendas, a montadora quer  causar o mesmo impacto no consumidor. Mais do que isso. “Queremos a liderança do mercado brasileiro”, disse Eduardo Jin, presidente da Hyundai do Brasil.

Produzido em Piracicaba (SP), o novo HB20  chega para brigar pela liderança de mercado – atualmente, ele ocupa a 2ª posição no ranking.  Fica atrás apenas do Chevrolet Onix,  que na semana passada também chegou reformulado ao mercado (veja matéria).

A arma do HB20 é uma reformulação total no design, com mudanças profundas e soluções modernas tanto na versão hatch, quanto na versão sedã. Eles ficaram maiores, o hatch ganhou mais espaço interno e o sedã aumentou em 25 litros a capacidade do porta-malas. O sedã, aliás, ficou muito bonito, mais próximo de um cupê, com a traseira em estilo fastback e tampa do porta-malas bem curtinha.

Segundo a marca, o Hyundai HB20 2020 adota o estilo de design chamado “Esportividade Sensual”, identidade que fez sua estreia na nova geração do Sonata, apresentada em abril. Recebeu uma grade mais larga na frente e com arestas mais proeminentes. Os faróis quase encostam na entrada de ar e espicham até chegar perto da coluna A, contando com uma linha em LED na parte de baixo, para iluminação diurna.

Na lateral, vincos bem desenhados dão robustez e um ar esportivo ao carro. Na traseira, as lanternas horizontais têm novo formato, semelhante ao do protótipo SAGA. A tampa do porta-malas está bem mais alta e inclinada.

Entre o pacote de equipamentos, algumas novidades que  antes só eram disponíveis em carros de categoria superior. Como por exemplo itens de segurança ativos, caso do sistema de frenagem autônomo e o alerta de mudança de faixa. O pacote de novidades ainda traz os sistemas de controle de tração e estabilidade (ESP e TCS).

A motorização teve uma atenção especial.  Ao contrário do 1.0 turbo usado na versão antiga, esta nova unidade conta com injeção direta, então é mais eficiente, tanto em desempenho quanto em economia de combustível. Trabalha exclusivamente com o câmbio automático de 6 marchas. Já as versões de entrada mantiveram o 1.0 aspirado de 80 cv, sempre com a transmissão manual. E o carro conta ainda com o motor 1.6 aspirado de 130 cv, nas versões manual e automático.

No interior a novidade é a central multimídia com tela flutuante de 8 polegadas e que conta com Android Auto e Apple CarPlay. O novo HB20 tem  também a opção das borboletas para troca de marchas atrás do volante, piloto automático, sistema star-stop, velocímetro digital, computador de bordo, 4 air-bags e direção elétrica.

O novo HB20 chega ao mercado a partir de outubro, primeiro na versão hatch. As demais versões chegam logo depois.

Confira abaixo os preços das 22 versões

HB20 hatch

1.0 Sense – R$ 46.490,00

1.0 Vision – R$ 48.990,00

1.0 Vision Bluemedia R$ 50.490,00

1.0 Evolution R$ 53.790,00

1.6 Vision manual R$ 57.990,00

1.6 Vision automático R$ 62.790,00

1.6 Launch Edition R$ 69,990,00

1.0 Turbo Evolution automático R$ 67.190,00

1.0 Turbo Diamond automático R$ 73.590,00

1.0 Turbo Diamond Plus R$ 77.990,00

 

HB20 S (sedan)

1.0 Vision R$ 55.390,00

1.0 Evolution R$ 58.390,00

1.6 Vision manual R$ 62.590,00

1.6 VIsion automático R$ 67.390,00

1.0 Evolution turbo automático R$ 71.790,00

1.0 Diamond turbo automático R$ 76.890,00;

1.0 Diamond Plus turbo automático R$ 81.290,00

 

HB20 X

1.6 Vision manual R$ 62.990,00

1.6 Vision automático R$ 67.990,00

1.6 Evolution automático R$ 69.990,00

1.6 Diamond automático R$ 75.190,00

1.6 Diamond Plus automático R$ R$ 79.590,00

 

OPINIÃO:

Aqui na pista do aeroporto em Comandatuba participamos de 3 testes, bem interessantes. O primeiro para avaliar o sistema de frenagem autônoma, o FCA. O carro tem uma câmera na dianteira que detecta um obstáculo e freia sozinho, auxiliando o motorista, por exemplo, no caso de uma distração ao celular. mas só funciona até 50km/h, ccima disso, não.

Aqui na pista testamos o sistema com um carro inflável na frente. Vim a 39 km/h, tirei o pé e bem próximo ao obstáculo o carro deu um sinal sonoro e freou bruacamente, evitando o impacto. Muito eficiente.

O segundo teste foi o Pro Solo. Um míni circuito com curvas bem fechadas. Dei 3 voltas rápidas, onde pude sentir o controle de tração e estabilidade trabalhando para manter o carro estável. E também frenagem brusca com o ABS.

O terceiro teste foi o de pista mesmo, com aceleração final do novo motor 1.0 turbo se 120 cavalos. Muito ágil. Cheguei a quase 180 km/h em 2km de pista. E a retomada de velocidade também agrada. Por fim, ainda na pista, testei o sistema de aviso de mudança de faixa. Um alerta sonoro foi acionado quando tirei o carro da trajetória. Um aviso que pode ajudar os motoristas em pequenas distrações.

Diego Castellari, de Comandatuba, na Bahia