Com motor 1.4 TSI, modelo chega em duas versões de acabamento e custa a partir de R$ 110 mil

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A Volkswagen segue na ofensiva no mercado brasileiro com o lançamento do novo Jetta, 11ª das 20 novidades que a marca anunciou para o País até 2020. A estratégia vem dando resultado, a Volkswagen cresceu este ano 33% enquanto o mercado aumentou as vendas em 14%.

Apresentado no inicio do ano no Salão de Detroit, a sétima geração do Jetta chega ao mercado brasileiro em outubro para um público do tipo “tiozão”, quer dizer: aquele consumidor mais tradicional que prefere a discrição de um sedã à ousadia de um utilitário esportivo. O lançamento deve esquentar a briga no segmento com Corolla, Civic e Cruze.

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O Jetta está disponível apenas com motor 1.4 TSI e transmissão automática de seis marchas com função tiptronic. No primeiro momento não há previsão para uma versão apimentada com motor 2.0 de 211cv.

Produzido na fábrica de São Carlos (SP) o motor 1.4 turbo tem 150 cv de potencia (etanol ou gasolina) e torque máximo, de 250 Nm (25,5 kgfm), independentemente da mistura de combustível. Acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima de 210 km/h, com gasolina ou etanol. Seu consumo é de 10,9 km/l e 14 km/l com gasolina, e de 7,4 km/l e 9,6 km/l com etanol (cidade/estrada).

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Produzido em Puebla, no México, o sedã foi totalmente remodelado, está maior e mais equipado. Comparado com a geração anterior, ele cresceu em todas as direções: 4,3 m no comprimento; 2,1 m, na largura, e 1 mm, na altura. Destaque para o entre-eixos com aumento de 3,7 cm.

O Jetta é oferecido nas versões Comfortline 250 TSI e R-Line 250 TSI e traz uma lista recheada de equipamentos de série. A versão Comfortline conta com ar-condicionado digital de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), bloqueio eletrônico do diferencial, sistema start/stop e função de frenagem de manobra, além do freio de estacionamento eletromecânico, assistente de partida em subidas e volante multifuncional e bancos de couro.

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Também é de série o sistema multimídia “Discover Media” com tela de oito polegadas, que permite conectividade com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink) e oferece navegação integrada. Rodas de 17 polegadas, câmera traseira e chave de aproximação também vêm de fábrica. O Jetta conta, também de série, com o sistema de seleção do modo de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) e iluminação ambiente ajustável em 10 tonalidades. Nesta configuração o modelo custa R$109.990,00.

Já a versão R-Line traz painel digital programável, controlador automático de velocidade, front assist com função “City EmergencyBrake”, detector de fadiga, sistema de frenagem pós-colisão e regulagem automática do farol alto. Custa R$119.990,00.

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Como opcional, o teto solar panorâmico é oferecido para as duas versões com custo adicional de R$ 4.990,00.

O Jetta tem três anos de garantia e as três primeiras revisões são grátis.

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Segundo Pablo Di Si, presidente da Volkswagen Brasil e América do Sul, a estimativa de vendas é de 15 mil unidades para o ano de 2019. Desse montante acredita que 70% das vendas serão da versão Comfortline.

Luiz Cipolli Jr