– Só 12 carros aumentaram as vendas no trimestre; Fiesta (-60%) e Gol (-54%) foram os que mais perderam

Ford-Ka-2015

Sem estar efetivamente presente no mercado no primeiro trimestre do ano passado, o Ka, agora renovado, acabou se transformando no carro que mais aumentou as vendas no primeiro trimestre deste ano. De vendas irrisórias (3,2 mil unidades), o modelo de entrada da Ford vendeu 22,8 mil no primeiro trimestre deste ano, um aumento de mais de 600%.

Volkswagen_Up!

Assim como o Ka, o Up, da Volkswagen, que foi lançado em fevereiro do ano passado, não teve o primeiro trimestre cheio de vendas, com isso, aumentou facilmente o volume vendido, crescendo 193% este ano. Foram vendidas 17.199 unidades de janeiro à março deste ano, contra 5.817 no mesmo período de 2014.

Toyota_Corolla_2016_Gli manual

Corolla, Fit e March também estão entre os fenômenos de 2015. Neste ano de crise, em que o mercado de carros e comerciais leves registra queda de 17% no trimestre, os três aumentaram as vendas este ano em mais de 60%.

honda-fit-2015

O Corolla saltou de 8.822 unidades em 2014 para 14.597 carros nos três primeiros meses deste ano, um aumento de 65,5%. Nada mal para um período em que o mercado de carros e comerciais leves teve uma queda de 17%. O aumento de vendas do Corolla foi fundamental para o crescimento da Toyota no mercado: a japonesa cresceu 12% em vendas no primeiro trimestre, saltando de 36.525 unidades para 41.053 em 2015.

N

Já a Honda teve dois modelos com grande aumento de vendas no trimestre, responsáveis pelo crescimento de 12,5% no mercado. O Fit vendeu este ano 14.416 carros, contra 8.772 no mesmo período do ano passado, o que lhe garantiu um crescimento de 64,3%, enquanto o City subiu de 6.683 para 8.454 unidades, 26,5% a mais.

honda-city-exl-2015

O outro que cresceu na faixa dos 60% foi o March, que a Nissan nacionalizou a partir de abril de 2014. O pequeno japonês vendeu 63,7% a mais, passando de 4.247 para 6.954 unidades no trimestre.

Nissan_sentra 2015

Cinco modelos tiveram aumento acima de 10% este ano: o Sentra (3.671 unidades e crescimento de 14,4%), o Prisma (18.790 e 13,4%), a Saveiro (16.866 e 12,8%), o HB20s (12.656 e 10,8%) e o Ix35, que vendeu 3.250 e cresceu 10,7% no trimestre.

Chevrolet_Prisma_frentlat_2015

Mais dois modelos, Clio e Classic, completam a seleta lista dos carros que aumentaram de vendas neste ano. Todos os outros venderam menos do que no primeiro trimestre do ano passado, sendo que uma boa parte perdeu menos do que a média do mercado.

Os perdedores

Ford_NewFiesta_frentlat_2014

Outros, porém, tiveram quedas superiores à média do mercado. Dos 18 carros que integram a lista dos que mais perderam, o Fiesta hatch foi o que teve a maior queda: – 60%. O carro da Ford, que no primeiro trimestre de 2014 vendeu 31.139 unidades, neste ano não passou de 12.437. O Gol, que perdeu a liderança no ano passado, não conseguiu se recuperar e fechou o primeiro trimestre com uma queda de 54,2% nas vendas, passando de 48.292 para 22.100.

gol rallye_2015

Citroën C3, Cruze sedã e Punto também perderam acima de 40% das vendas, enquanto Civic, Fox, Siena, Cruze hatch e Uno perderam na faixa dos 30%. Veja a lista dos carros que mais perderam em relação ao primeiro trimestre de 2014.

Citroen_C3novo_frentlat_2015 3

 

Comparativo trimestre 2014×2015
por modelo

Pos. Marca / Modelo 1º trimestre 2014 1º trimestre 2015 %
Unidades Qtd.
  FORD KA 3.206 22.819 611,8
  VW UP 5.871 17.199 192,9
  TOYOTA COROLLA 8.822 14.597 65,5
  HONDA FIT 8.772 14.415 64,3
  NISSAN MARCH 4.247 6.951 63,7
  HONDA CITY 6.683 8.454 26,5
  NISSAN SENTRA 3.211 3.672 14,4
  GM PRISMA 16.564 18.791 13,4
  VW SAVEIRO 14.948 16.863 12,8
10º   HYUNDAI HB20S 11.426 12.657 10,8
11º   HYUNDAI IX35 2.937 3.250 10,7
12º   RENAULT CLIO HATCH 4.607 5.030 9,2
13º   GM CLASSIC 10.455 10.884 4,1
14º   FORD RANGER 5.109 5.016 -1,8
15º   TOYOTA HILUX 9.085 8.831 -2,8
16º   TOYOTA ETIOS HATCH 8.037 7.809 -2,8
17º   GM ONIX 31.096 29.924 -3,8
18º   HYUNDAI TUCSON 3.988 3.727 -6,5
19º   TOYOTA ETIOS SEDÃ 5.946 5.470 -8
20º   HYUNDAI HB20 26.743 24.587 -8,1
21º   MITSUBISHI L200 4.774 4.375 -8,4
22º   RENAULT LOGAN 9.715 8.767 -9,8
23º   GM SPIN 7.975 7.190 -9,8
24º   FIAT PALIO 38.168 32.868 -13,9
25º   GM CELTA 12.727 10.838 -14,8
26º   FIAT FIORINO 5.179 4.410 -14,8
27º   GM MONTANA 9.414 8.005 -15
28º   RENAULT SANDERO 21.478 18.062 -15,9
Mercado 774.433 648.704 -16
29º   VW FOX 27.873 23.420 -16
30º   GM S10 11.104 9.251 -16,7
31º   FIAT STRADA 38.838 29.882 -23,1
32º   FORD ECOSPORT 12.707 9.476 -25,4
33º   VW AMAROK 4.542 3.388 -25,4
34º   RENAULT DUSTER 10.788 7.884 -26,9
35º   PEUGEOT 208 6.562 4.754 -27,6
36º   GM COBALT 10.030 7.098 -29,2
37º   VW VOYAGE 17.674 12.501 -29,3
38º   FIAT UNO 34.314 23.285 -32,1
39º   GM CRUZE HATCH 4.734 3.015 -36,3
40º   FIAT SIENA 28.460 17.588 -38,2
41º   FORD FOCUS HATCH 5.139 3.143 -38,8
42º   HONDA CIVIC 12.394 7.508 -39,4
43º   GM CRUZE SEDÃ 5.769 3.223 -44,1
44º   FIAT PUNTO 7.906 4.312 -45,5
45º   CITROËN C3 8.326 4.531 -45,6
46º   VW GOL 48.292 22.099 -54,2
47º   FORD FIESTA HATCH 31.139 12.437 -60,1
48º   FORD KA SEDÃ 0 8.466
49º   HONDA HR-V 0 2.390
50º   BMW X4 0 210