– Carro poderá ser beneficiado também com redução de IPI, mas deve custar mais de R$ 100 mil

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A decisão da Câmara de Comércio Exterior de retirar alíquota de importação de carros elétricos já teve o primeiro resultado pratico.

A Kia anunciou a decisão de trazer o Soul EV para o mercado brasileiro, que, aliás, já estava aqui em testes há algum tempo e está até homologado pra rodar no Brasil.

José Luiz Gandini, presidente da importadora, acha que o Soul tem chances de competitividade ainda maior caso os benefícios se estendam também com a redução da alíquota do IPI. Hoje de 25%, o IPI pode cair para 7%, percentual pago por carros com motor de 1000cc por poluírem menos.

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O carro elétrico pagava 35% de Imposto de Importação, que caiu para zero, 2%, 4%, 5% ou 7%, dependendo do tipo de veículo e da eficiência energética.

A bateria do Soul, de lítio ion polímero de alta densidade, fica sob o piso do carro. Tem 27 KWh (equivalente a 110cv) e segundo a importadora tem rendimento superior a todos os outros veículos elétricos do mercado. O Soul tem um sistema de frenagem regenerativa, que captura até 12% da energia cinética do carro.

A recarga pode ser feita em cinco horas numa carga rápida em tomada de 220v e uma carga lenta na tomada de 110v. Com um torque melhor do que a versão a combustão (29 kgf.m.), o Soul EV atinge 145 km/h.

A Kia ainda não calculou o preço do Soul para o mercado brasileiro, aguarda a possível redução do IPI. O modelo a gasolina custa R$ 80 mil; mesmo com o IPI menor e a eliminação do Imposto Importação o Soul elétrico vai custar mais de R$ 100 mil.