— Modelo agora feito no Brasil, utilitário esportivo da Nissan, oferece mais opções ao consumidor

Nissan KIcks frentlat 2018

Não é novidade que o segmento de utilitários esportivos caiu no gosto do consumidor. Nos últimos dois anos as montadoras investiram pesado para lançar os seus modelos que contam com muitas opções. Responsável por 18% das vendas, os SUVs andam incomodando outros segmentos. (veja matéria).

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Lançado no ano passado o Kicks superou as expectativas da Nissan, que não esperava tamanho sucesso de venda. Inicialmente o suvinho vinha do México em uma única versão topo de linha, que só atendia uma faixa de preço, com a empresa perdendo vendas onde os concorrentes já atuavam.

Passado um ano, nasce o Kicks brasileiro. Com investimento de R$ 750 milhões, a Nissan equipou ainda mais a sua fábrica, contratou mais 600 funcionários e passará a operar em dois turnos.

Com capacidade para produzir até 200 mil veículos e 200 mil motores por ano, a fábrica de Resende é fundamental para os objetivos de crescimento da Nissan no Brasil.

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A estratégia da empresa é expandir a comercialização dos carros fabricados em Resende no mercado nacional e também em outros países da América Latina. Até o momento, Argentina, Chile, Bolívia, Costa Rica, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai já recebem os modelos March e Versa. Agora, com o início da produção local do Kicks, a perspectiva é iniciar também a exportação do “suvinho”.

Com o Kicks nacional, a Nissan ampliou a oferta de versões e passa a disputar mercado com outros modelos mais baratos.

A família do Kicks brasileiro tem como primeira opção a versão S com câmbio manual. Tem de série airbags duplos frontais; ar-condicionado; alarme perimétrico; bancos dianteiros com acabamento de tecido; fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix); cinto de segurança de três pontos para todos os cinco ocupantes; freios ABS com EBD e assistência de frenagem; com entrada para mp3 player, conector USB e bluetooth para conexão de telefones celulares; retrovisores na cor da carroceria e com regulagem elétrica; maçanetas internas das portas cromadas e externas na cor da carroceria; coluna de direção com ajustes de altura e profundidade; direção com assistência elétrica e com comandos do computador de bordo, comando de telefone e rádio no volante; rodas de aço de 16 polegadas com calotas; travamento central automático das portas com o veículo em movimento e vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico.

A versão pode ser equipada, opcionalmente, com os controles de tração e estabilidade e o sistema de partida em rampa. Esta versão custa a partir de R$ 70.500,00.

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O Kicks S equipado com transmissão CVT custa R$ 79.200. Esta versão, além do câmbio, traz todos os itens de série da S manual com o pacote de opcionais, mais rodas de liga leve aro 16 calçadas com pneus 205/60 R16 e faróis de neblina.

Já a versão intermediaria SV é também equipada com cambio CVT e custa R$ 85.600,00. Esta versão tem de série os mesmos equipamentos da versão S CVT com acréscimo da câmera traseira com imagem integrada à tela do rádio; chave inteligente presencial; sistema eletrônico de ignição sem o uso da chave; retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção de led; rodas de liga leve de 17 polegadas; sensor de estacionamento; sistema de navegação integrado ao painel e tela colorida de sete polegadas sensível ao toque e controles de tração e estabilidade com sistema de partida em rampa. Como opcional, inclui bancos de couro e airbags laterais e de cortina.

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Completando a linha nacional, a versão SL ganha novos equipamentos: maçanetas cromadas, sistema multimídia, retrovisores com rebatimento elétrico automático e quatro novas combinações de pintura externa.
A versão topo de linha tem ainda: controle Inteligente de chassi, que conta o controle inteligente em curvas, o estabilizador de carroceria e o controle de freio motor; além do banco de couro; sensor de luminosidade; airbags laterais e de cortina; ar-condicionado digital; visão 360º com sistema de câmeras, monitoramento de pontos cegos e painel de instrumentos TFT. Custa R$ 94.900,00

Como opcional, a versão SL conta com um equipamento usado por carros de segmentos superiores: o alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem e faróis dianteiros com assinatura de led.

Nissan Kicks tras 2018

A Nissan lançou uma versão especial para atender o mercado de PCD e frotista.

O Nissan Kicks é equipado com motor 1.6 de 16 válvulas, com controle de abertura das válvulas continuamente variável. Ele desenvolve 114 cavalos de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. Esse motor ganhou nota “A” do Inmetro em consumo de combustível e emissão de gases poluentes.

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O consumo do Kicks com cambio manual, de acordo com medições do Inmetro, são de 7,8 km/l (Etanol) e 11,1 km/l (Gasolina) na cidade. Na estrada marca 9 km/l (Etanol) e 13 km/l (Gasolina), respectivamente. Com a transmissão CVT as médias são de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, com etanol, e 11,4 km/l e 13,7 km/l com gasolina, respectivamente nos dois ciclos.

O Kicks nacional já esta nas concessionárias desde junho, exceto a versão S CVT que chega ainda este mês. O carro tem garantia de três anos.

Luiz Cipolli Jr.