Com participação relevante, locadoras tiveram 49,7 milhões de usuários em 2019

No ano passado a locação de carro teve bom crescimento no Brasil, conforme os dados da Abla, associação que reúne as locadoras. O presidente Miguel Junior acredita que o consumidor está realmente se desapegando do carro próprio e preferindo o aluguel por ser mais prático e barato, uma vez que o custo de manutenção e impostos não estão embutidos.

O número de usuários passou de 43 milhões em 2018 para 49,7 milhões em 2019 (15,3% a mais) e a quantidade de locadoras passou de 8.033 mil (2018) para 10.812 no ano passado.

“O brasileiro está se acostumando a usar carro locado porque apresenta condições vantajosas para as pessoas que não precisam se preocupar com licenciamento, emplacamento, seguro e manutenção”, disse o presidente.

Com o aumento do número de usuários, as empresas precisaram comprar mais carros. Enquanto em 2018 as locadoras emplacaram 412,7 mil unidades, no ano passado foram 514,3 e 22,8% de participação no mercado.

A GM foi a empresa que mais vendeu carros para locadoras: 130,4 mil unidades e 24% de participação. A Fiat vem em segundo lugar, com 107,5 mil e 19,8%, seguida da Volkswagen (105 mil unidades e 19,4% de participação), da Renault (75.305 mil e 13,9%) e, para fechar o top cinco, a Ford (68,9 mil e 12,7%).

O carro mais emplacado foi o Ônix (84,8 mil unidades). Os outros veículos ainda não foram divulgados pela associação.

O segmento que mais cresceu no ano passado entre as locadoras foi o dos hatchs pequenos (31,9%). Os de entrada também se destacaram com crescimento de 24% entre 2018 e 2019. Completam o top 5 os sedãs pequenos (14%), os SUVs (11,5%) e os furgões (5,6%).

A frota total das locadoras é de 1.513.627 unidades.

Montadoras que mais venderam para locadoras

Montadora          Unidades             Participação

1º GM                  130,4 mil              24%

2º Fiat                  107,5 mil              19,8%

3º Volkswagen     105 mil                 19,4%

4º Renault            75,3 mil                13,9%

5º Ford                 68,9 mil                12,7%

 

Segmentos que mais cresceram

Segmento                      Crescimento

1º Hatchs pequenos        31,9%

2º Entrada                      24%

3º Sedãs pequenos          14%

4º SUVs                        11,5%

5º Furgões                     5,6%

 

Por Kalyne Rannieri