– Ainda sem confiança na economia, consumidor continua apostando no carro seminovo: segmento começa o ano com crescimento de 34,5%

Seminovos_foto_luiz_fev2017

  O setor de carros usados comemora o crescimento de vendas em janeiro: os negócios aumentaram 15% em relação a janeiro do ano passado. Mas o dado mais revelador é que consumidor continua apostando no carro seminovo.

Sem confiança na economia, durante o ano passado o consumidor preferiu comprar um seminovo em vez do OK. Por isso o segmento cresceu, enquanto as vendas de novos despencaram

2017 começa na mesma toada:        ou melhor, a situação fica ainda mais acirrada. Venda de carros novos caiando e a de carros com até três anos de uso crescendo: o primeiro mês do ano revelou um aumento de 34% nesse segmento.

Está certo. O seminovo é a uma boa opção do ponto de vista financeiro: o carro já está depreciado e portanto tem melhor custo-benefício. O consumidor só precisa ficar espeto pra não comprar um carro com problema.

Essa migração do zero para o seminovo poderia provocar também uma mudança no comportamento das montadoras, baixando o preço pra enfrentar a concorrência do seminovo. Fica a pergunta: por que as montadoras não dão ao consumidor o mesmo desconto que dão às locadoras, que em alguns casos chega a 30% sobre o preço de tabela?

Outro sinal de que a situação não está fácil para o consumidor é que aumentou o número de financiamento no primeiro mês do ano. Segundo a Cetip, responsável pelos registros de financiamento no País, o volume de negócios no setor de carros usados feitos à prazo em janeiro cresceu + 21,2% em, relação a janeiro do ano passado.