50 municípios licenciaram apenas uma unidade no ano

Enquanto gestores públicos, técnicos, especialistas em trânsito e a sociedade como um todo estudam novas formas de mobilidade para aliviar os transtornos causados pelos congestionamentos nas grandes cidades, muitas dos pequenos municípios continuam desprovidos de transporte, privado ou público.

Como se sabe, as vendas de carros no Brasil são muito concentradas. Apenas dois estados – São Paulo e Minas Gerais, são responsáveis por 49% das vendas, enquanto as regiões Sul e Sudeste representam 71% do total de licenciamentos de carros de passeios e comerciais leves.

E as vendas restantes também não são bem distribuídas. Um levantamento feito pela Agência Autoinforme mostra que mais de mil cidades – exatamente 1.053 – venderam no ano passado menos de um carro por mês. E cinquenta delas licenciaram apenas um carro durante todo o ano de 2018, estas, distribuídas em oito estados: Amazonas, Tocantins, Acre, Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba e Bahia, ou seja, todas nas regiões Norte e Nordeste.

As picapes se destacaram nas cidades de carro único por ano. São Sebastião do Uatuma, na Amazônia, licenciou uma Amarok; Uarini, na Amazônia, e São Braz, no Piauí, marcaram o registro de uma Mitsubishi L200 cada. Uma Toro OK passou a circular em Campo Alegre do Fidaldo, outra em Morro Cabeça no Tempo e uma terceira em Francisco Macedo, três municípios do Piauí; uma Frontier foi registrada em Milagres, no Maranhão, a S-10 em Canaveira, no Piauí, e uma Hilux na cidade maranhense de Marajá do Sena.

Mas tem registros de todo tipo de carro: a cidade de Porto Walter, no Acre, aumentou a frota com um Gol no ano passado; Sebastião Barros, no Piauí, comprou um Mobi; um Renegade passou a rodar em São Paulo de Olivença, no Amazonas, e um Renault Kwid em Pauini, no mesmo estado. Teve Voyage vendido em Oliveira de Fátima, no Tocantins; Fiorino em Massapé, no Piauí, Ka em Santa Inez, na Paraíba e Corolla em Passagem Franca do Piauí.

Ou seja, os 1053 municípios que menos licenciaram carros em 2018 (no máximo um por mês) venderam, juntos, apenas 7.490 unidades, menos do que o mercado brasileiro comercializa num só dia.

As cinquenta cidades que licenciaram só um carro em 2018