– Hyundai (+ 11,4%) teve o maior crescimento entre as marcas mais vendidas
– As quatro tradicionais perderam espaço e as luxuosas tiveram altas expressivas

Embora com um volume ainda pequeno no total – 5.355 unidades – a Lifan foi a marca que mais cresceu em vendas em 2014, com um aumento de 136.5% sobre 2013, quando foram comercializadas 2.264 unidades. O desempenho é resultado da nova gestão da empresa no Brasil, assumida pela matriz chinesa a partir de outubro de 2012. Em pouco mais de dois anos a Lifan lançou três modelos: o utilitário esportivo X60, o chinês mais vendido no Brasil, o sedã 530 e o mini truck Foison, e conseguiu reverter a má imagem da marca estabelecida pelos antigos importadores.

Entre as marcas com grande volume de vendas, a Hyundai foi a que teve o melhor desempenho em 2014, com aumento de 11,4% sobre o volume vendido no ano anterior. A coreana, que colocou o HB20 hatch na quinta posição e o HB20 sedã em 15º lugar, vendeu 237.157 carros, contra 212.916 no ano anterior. Outra marca de grande volume com bom desempenho foi a Renault, que vendeu 237.223 unidades em 2014, com alta de 0,4% em relação a 2013.

Toyota, com 195.434 unidades vendidas e crescimento de 11% e Mitsubishi (59.288 e 1,9%) foram as outras duas marcas de grande volume (classificadas entre as dez mais) que tiveram aumento de vendas este ano. Todas as outras perderam participação.

A Honda (137.913 unidades vendidas) teve queda de 1%, desempenho que lhe garantiu aumento de participação, uma vez que o mercado teve queda maior: – 6,9%.

Mas as quatro marcas tradicionais – Fiat, GM, Volkswagen e Ford – perderam participação, pois apresentaram queda de vendas maior do que a média do mercado. A que mais perdeu foi a Volkswagen, vendeu 13,5% a menos que no ano anterior: foram 576.639 unidades, contra 666.755 em 2013. A que menos perdeu foi a Ford, que vendeu 308.099 unidades, 8% a menos que em 2013. A Fiat (698.255 unidades) teve queda de 8,5% e a  GM (578.797 unidades) vendeu 10,9%  amenos.

Luxo por cima

Se para o setor como um todo o ano foi ruim, o segmento de luxo teve em 2014 um dos seus melhores desempenhos dos últimos anos. Com exceção da Land Rover (-11,8%) e da Porsche (-26,2%), todas as demais marcas de luxo apresentaram crescimento em 2014, muitas delas aumentos expressivos de vendas.

A Audi quase dobrou o volume de vendas, tornando-se a segunda marca que mais cresceu na lista das quarenta. A Audi vendeu 12.487 unidades no ano passado, contra 6.692 no ano anterior, registrando um aumento de 86,6%.

A Mercedes-Benz vendeu 18,3% a mais, com 15.606 unidades, a BMW cresceu 6,9% (15.054 carros) e a Volvo aumentou as vendas em 6,4%, com um volume de 3.129 carros no ano passado.

Mesmo as marcas de luxo com pequena participação tiveram aumentos expressivos, caso da Jaguar, que vendeu 29% a mais, a Subaru (+52,8%) e a Lexus (+18,9%).

Quem mais perdeu

Na outra ponta da tabela, a Hafei foi a marca que mais perdeu em 2014, com queda de 64,6%, minguando para um volume de 976 unidades (vendeu 2.760 em 2013). A segunda que mais caiu (quase pela metade) foi a JAC, que vendeu em 2014 apenas 8.416 carros, contra 15.979 no ano anterior, uma queda de 47,3%.
Chrysler, com queda de 39,9% e Ssangyong, com -29,1%, também tiveram quedas expressivas, além das chinesas Jimbei (-27,4%) e Shineray (-21,4%).

A Citroën, que saiu da lista das dez mais vendidas, vendeu 18,6% a menos e sua parceira Peugeot perdeu 29,5%.

Veja o quadro completo das marcas que mais cresceram e as que mais perderam em 2014.

Pos. Marca  2013 2014 Evol.%
Qtd. Qtd. %
 Lifan 2.264 5.355 136,5
 Audi 6.692 12.487 86,6
 Subaru 737 1.126 52,8
 Troler 1.147 1.483 29,3
 Jaguar 307 396 29
 Míni 1.965 2.486 26,5
 Lexus 206 245 18,9
 Chery 8.067 9.547 18,3
 Mercedes-Benz 13.197 15.606 18,3
10º  Hyundai 212.916 237.157 11,4
11º  Toyota 176.083 195.434 11
12º  BMW 14.077 15.054 6,9
13º  RDK 184 196 6,5
14º  Volvo 2.940 3.129 6,4
15º  Rely 906 951 5
16º  Mitsubishi 58.165 59.288 1,9
17º  Renault 236.346 237.223 0,4
18º  Honda 139.283 137.913 -1
19º  Suzuki 6.293 6.043 -4
20º  Iveco 4.058 3.874 -4,5
21º  Mahindra 633 602 -4,9
22º  Dodge 3.854 3.652 -5,2
Mercado 3.576.158 3.329.033 -6,9
23º  Nissan 77.838 72.364 -7
24º  Jeep 3.589 3.311 -7,7
25º  Ford 335.047 308.099 -8
26º  Fiat 763.006 698.255 -8,5
27º  GM 649.778 578.797 -10,9
28º  Land Rover 10.650 9.391 -11,8
29º  Volkswagen 666.755 576.639 -13,5
30º  Kia 29.139 23.793 -18,3
31º  Citroën 66.120 53.811 -18,6
32º  Shineray 1.188 934 -21,4
33º  Porsche 1.115 823 -26,2
34º  Jinbei 932 677 -27,4
35º  Ssangyong 1.274 903 -29,1
36º  Peugeot 57.487 40.523 -29,5
37º  Smart 606 371 -38,8
38º  Chrysler 514 309 -39,9
39º  JAC 15.979 8.416 -47,3
40º  Hafei 2.760 976 -64,6