Veja quem mais ganhou e quem mais perdeu

Land Rover, Lexus, Audi e Porsche. O que essas marcas têm em comum, além de serem todas do segmento de luxo? Elas são a prova de que nesses tempos de crise econômica (além de outras crises) os pobres empobrecem ainda mais e os ricos continuam enriquecendo.

Essas quatro marcas foram as quem mais aumentaram vendas em fevereiro, em comparação com janeiro. A Land Rover, a “mais pobrezinha” das quatro (o Land Rover Range Rover Vogue custa até R$ 1,4 mi), foi a que mais cresceu, aumentando em 133% as vendas em relação ao primeiro mês do ano.

Em seguida vem a Lexus, marca de luxo da Toyota que optou desde o ano passado a não ter mais carro a combustão. Todos os modelos vendidos no Brasil são híbridos. A Lexus teve um crescimento de 56% em fevereiro, com seu modelo LS 500 H ocupando o topo da tabela de preços: custa R$ 939 mil.

A Audi, terceira marca que mais cresceu, vendeu 43% a mais que em janeiro. Ela que no RSQ8 o seu modelo mais caro, R$ 982 mil, além do seu mais novo lançamento o elétrico E-Tron, que custa mais de R$ 500 mil. Em quarto lugar aparece a Porsche, cujos carros custam entre R$ 660 mil e R$ 1,5 milhão.

Entre as grandes montadoras a Honda foi a que mais cresceu, com aumento de 14% nas vendas em fevereiro, seguida pela Fiat, com alta de 8%.

Mitsubishi, BMW, Hyundai e Citroën também estão entre as marcas que aumentaram as vendas em relação a janeiro.

Entre as que mais perderam vale ressaltar a presença da RAM no topo do ranking, que vendeu 62% a menos. Em seguida vem a Ford (-54%) e a Volvo (-40%).