– Mesmo com Carnaval, vendas crescem 5,1% sobre fevereiro
– Renault cresce e Jeep sobe para a oitava posição no ranking

Com quase 200 mil carros vendidos, março teve um desempenho surpreendente, considerando que teve que abrigar o Carnaval, que oficialmente é um dia de feriado, mas na prática as vendas se reduzem a quase nada na segunda-feira anterior à folia e na quarta-feira de cinzas. Foram 199.526 unidades vendidas, crescimento de 5,1% sobre fevereiro (189.908) e queda de residuais 0,3% sobre março do ano passado (200.098).

Se a comparação for pelas vendas diárias (9.976 unidades) – melhor indicativo do comportamento do mercado – março cresceu 5,4% em relação a fevereiro (9.469) e 4,7% em relação a março de 2018 (9.528). E foi o melhor mês do ano tanto nas vendas totais como nas vendas diárias.

O crescimento no ano agora é de 10% sobre o primeiro trimestre do ano passado. Foram vendidos de janeiro a março 580.184 carros e comerciais leves, contra 527.340 no mesmo período do ano anterior.

No ranking por marcas, a GM segue líder bem distante das concorrentes, vendeu 36.328 carros no mês e ficou com 18,2% de participação no mercado interno. Volkswagen permanece em segundo (28.820 e 14,4%) e a Fiat em terceiro, com 23.940 carros e 12% de participação.

A Renault manteve o quarto lugar, mas melhorou a participação, subiu de 8,43% para 9,6%, graças às boas vendas do Kwid, quinto colocado no ranking por modelo.

A Ford caiu de quinto para o sexto lugar e a Hyundai caiu do sexto para o sétimo, enquanto a Toyota subiu duas posições, ficando com o sexto lugar em março. Já a Honda caiu um posto, ficou em nono este mês, ultrapassada pela Jeep, que pela primeira vez obteve a oitava posição no ranking.

No acumulado do trimestre, no entanto, a Renault tem apenas 8,8%, embora mantenha a quarta posição; a Ford permanece em quinto lugar e a Honda mantém a oitava posição.

Ranking por marca
março 2019

Ranking por marca
janeiro a março 2019