– Previsão da Bright Consulting é que retomada venha só em 2025
– No ritmo atual, País poderia ter quatro milhões já em 2023
– Estudo indica vendas vão cair porque o carro vai ficar mais caro

Um estudo feito pela empresa Bright Consulting sobre o futuro da indústria de veículos no Brasil indica que a recuperação das vendas, que teve seu ápice em 2013, 3,7 milhões de unidades licenciadas, só ocorrerá em 2025.

A partir de 2017 houve uma retomada das vendas, com crescimento de 9,4% naquele ano e mais 14% em 2018. E a projeção para este ano é de aumento de 11,4%. Se o crescimento continuar nesse ritmo, digamos 10% ao ano, a retomada do recorde chegará bem antes, em 2022 ou 2023. Mas esse raciocínio linear não leva em consideração as oscilações da economia em geral e do mercado de carros em particular, e, ainda, as mudanças no comportamento do consumidor, conforme Paulo Cardamone, da Bright Consulting.

O estudo destaca que o mercado mudou sensivelmente nos últimos anos, principalmente no que se refere a equipamentos, como câmbio automático, item presente em 49% dos carros vendidos no ano passado. E pelo avanço das novas tecnologias de conectividade, segurança, eficiência energética.

“O mercado não vai mais crescer 10% por ano; daqui pra frente a recuperação será feita pelo aumento do consumo das famílias e portanto será muito mais lenta.”

Cardamone considera ainda como impeditivo de um crescimento maior das vendas, o inevitável aumento do preço do carro nos próximos anos.
“Vários fatores indicam que o preço do veículo vai subir no Brasil. Por exemplo, pelos investimentos na busca pela eficiência energética, pelo aumento da segurança nos veículos e a necessidade de redução das emissões, entre outros”.

O estudo avaliou os desdobramentos de megatendências, como:
1) os serviços de mobilidade sob demanda
2) a expansão da conectividade
3) as tecnologias de assistência ao motorista
4) o carro compartilhado
5) a chegada dos híbridos, elétricos, autônomos

E recomenda que a indústria se adapte para atender essa demanda, que vem tanto do cliente tradicional quanto do consumidor digital, que cria um novo mercado de carros alugados, ou seja, ele deixa de ser donos do carro para ser apenas usuário.

O estudo será lançado ainda em fevereiro, e traz informações como:
– 2019 será o primeiro ano em que serão vendidos mais carros automáticos do que manuais no Brasil
– Os utilitários esportivos, os SUVs, serão 30% das vendas, tornaando-se no maior segmento do mercado
– Híbridos e elétricos não deverão crescer muito. Serão menos de 5% do total das vendas no País até 2025
– Os impactos da revolução digital, do comportamento do consumidor e das novas regulamentações demandarão uma adaptação sem precedentes da indústria e do governo.