– Resultado do plebiscito compromete país, que depende da compra e da venda de veículos para a Comunidade Europeia JAGUAR_xe

A saída do Reino Unido as União Europeia vai causar uma redução de 2,8 milhões de veículos nas vendas mundiais, conforme estimativa da consultoria IHS Automotive, informou a agência Flash de Motor.

Em dinheiro, o impacto será de mais de US 8 bilhões no faturamento do setor.

As conseqüências do resultado do plebiscito realizado dia 24 de o Reúno Unido da comunidade europeia, terá reflexo já este ano de 200 mil unidades a menos no mercado mundial, conforme a consultoria, que prevê ainda uma redução de 1,25 milhão de unidades em 2017 e mais 1,38 milhão em 2018.

A Grã-Bretanha exportou no ano passado 80% dos 1,59 milhão de carros produzidos, sendo que a maior parte (cerca de 60%) foi vendida para países europeus, segundo a Associação Britânica de Fabricantes e Revendedores de Automóveis (SMTT).

Se exporta 80% do que produz, a Grã-Bretanha importa 90% do que consome também de países europeus, daí a preocupação do setor com a situação criada com a saída do país da comunidade.

“Nossa indústria está profundamente integrada com a Europa; é a relação setorial mais importante que temos”, disse Mike Hawes, diretor geral da SMTT.

Os dirigentes da indústria britânica já previam uma situação crítica em caso do resultado do plebiscito. Muitas fábricas se posicionaram contra a saída da Grã-Bretanha e informaram seus funcionários sobre as conseqüências da medida. A Toyota chegou a enviar um comunicado aos seus funcionários explicando os impactos negativos para a empresa em caso de vitória do “sim”. A Tata Motors, que é dona da Jaguar e da Land Rover, estima que a empresa terá um impacto de US$ 1,3 bilhão nas suas contas.

Um porta-voz da Jaguar Land Rover no Brasil disse que é muito cedo para fazer qualquer avaliação do impacto que a decisão dos britânicos vai causar na marca, mas acrescentou que em relação ao Brasil certamente nada será modificado porque a marca Land Rover é uma marca global, com produção no Brasil, Índia, China e Eslováquia, além da Inglaterra –  por isso a influência da Inglaterra seria diluída.

Em um comunicado, a diretoria mundial da Land Rover informa que a empresa está analisando os problemas decorrentes da decisão do Reino Unido para sair da União Europeia, mas que nada mudou. O informe destacou que “a Europa é um mercado estratégico para o nosso negócio, que compreende 20% das vendas globais, e continuamos absolutamente comprometidos com nossos clientes”.