Veículo será usado no meio urbano e começa a rodar em 2022

 

O eO500U é o primeiro chassi de ônibus 100% elétrico fabricado no Brasil pela Mercedes-Benz, um veículo urbano voltado para o transporte de passageiros em áreas urbanas. É um passo importante para a transformação da mobilidade diesel para elétrica no Brasil, o que vai reduzir drasticamente o impacto ambiental causado pelo sistema de transporte coletivo. O ônibus da Mercedes-Benz começa a circular nas cidades brasileiras no ano que vem.

O  investimento de R$ 100 milhões no chassi de ônibus elétrico é um projeto alinhado à estratégia global do Grupo Daimler de práticas de ações de meio ambiente, sociais e de governança corporativa ou ESG (sigla em inglês), como se convencionou chamar esse conjunto de ações.

“É o primeiro passo rumo ao mundo da eletromobilidade. Nossas atenções e estratégias visam o presente e o futuro. Por isso, estamos cientes dos desafios que teremos pela frente”, disse Karl Deppen, da Mercedes-Benz.

A montadora pretende envolver os clientes no processo de eletrificação dos seus veículos, pois a tecnologia “demanda um novo olhar para o dia a dia da operação”. Os clientes que adotarem a tecnologia terão o total apoio da empresa, com o objetivo de dividir com eles o caminho para essa nova era na mobilidade.

Além da opção elétrica, a Mercedes-Benz seguirá apostando nos  biocombustíveis.biodiesel e HVO, que também podem auxiliar na redução de CO2. A empresa avalia que o diesel, cujo uso é maioria em frotas no Brasil e no mundo, já vem apresentando alto potencial de melhorias em eficiência, consumo e redução de emissões.

Com piso baixo, o eO500U poderá receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento e tem a maior na categoria: 250 km.

O motor elétrico é integrado ao eixo traseiro, o ônibus vem com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. O trem-de-força trará para o motorista uma experiência nova de condução, ainda mais suave, confortável, além de totalmente silenciosa.

O sistema de recarga é do tipo plug-in eleva três horas para a recarga completa. O painel é novo para se adequar às novas necessidades de controle e traz informações do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.