– Objetivo é oferecer carros mais personalizados, uma exigência do mercado de luxo

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A necessidade de personalização dos seus carros fez a Mercedes-Benz mudar a estratégia de robotização da linha de montagem, que avança nas demais montadoras em todo o mundo. Foi justamente a montadora alemã uma das primeiras e mais entusiastas da automatização dos processos produtivos com o uso de robôs. Agora, a fabricante está retirando robôs e substituindo por funcionários para determinados trabalhos.

Segundo Markus Schaefer, chefe de produção da Mercedes-Benz, falando para a agência Bloomberg. é notória a demanda por uma maior possibilidade de personalização nos carros no mercado de luxo, o que seria inviável numa linha de montagem desenhada para produzir modelos em massa.

“Produzindo com robôs, não é possível atingir o grau de individualização e oferecer as inúmeras possibilidades de diferenciação dos modelos que oferecermos”, disse Markus, lembrando que, com a substituição dos robôs por novos empregados, a empresa estaria economizando divisas e ampliando o mercado de trabalho.

A linha do Classe E foi a primeira a voltar a operar com maior número de pessoas e menos robôs.