– Toyota lança Etios 2017 no momento em que se configura como a única marca que cresceu nas vendas ao mercado interno
Com novas linhas de motores 1.3 e 1.5 Dual VVT-i e transmissão manual de seis velocidades, o Etios inicia uma nova etapa da presença da Toyota, num momento muito especial da empresa, única a aumentar o volume de vendas este ano (com exceção da Jeep, que entrou efetivamente no mercado agora com o Renegade). A Toyota vendeu no primeiro trimestre deste ano 41.429 unidades, contra 41.053 no mesmo período do ano passado e conquistou 2,6 pontos de participação, passando de 6,3% para 8,9%. (veja matéria).
O carro chega nova família de motores: 1.3 e 1.5, painel de instrumentos digital com visor de 4,2 polegadas, mais equipamentos de série, novo isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas e no acabamento interno.
Foi incluído o encosto de cabeça e o cinto de segurança de três pontos para o passageiro central e sistema Isofix de fixação de cadeira para criança.
O grande diferencial é o cambio automático de quatro marchas e manual de seis, disponíveis tanto nas versões hatch quanto nas versões sedã. Externamente o carro não teve alteração.
O Etios 2017 marca o início de um novo tempo na história da Toyota do Brasil. O modelo é o primeiro do portfólio a ser equipado com motores produzidos em fábrica própria no Brasil, em Porto Feliz (SP).
São dois tipos de motores:
– 1.3 flex, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, de 98 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 88 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. Para esta motorização, o ganho em torque foi de 9% e de potência, 8 cv, comparado à versão anterior.
– 1.5L flex, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, de 107 cv a 5.600 rpm quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. Para esta motorização, o ganho em torque foi de 11% e de potência, 11 cv, em relação à versão anterior.
Desde seu lançamento em 2012, o Etios se tornou um dos modelos mais vendidos pela Toyota no Brasil. Em 2015, a marca vendeu 61 mil unidades no mercado interno, e exportou outras 22 mil para Argentina, Paraguai e Uruguai, fazendo com que a fábrica de Sorocaba, onde o veículo é produzido, operasse acima da sua capacidade nominal, de 74 mil unidades por ano.
A Toyota espera vender 68 mil unidades este ano, passando de 6% de participação no segmento de hatch pequeno para 8%. Seu mix de vendas esta divido em 60% na versão com câmbio manual e 40% automático.
As vendas da linha Etios 2017 têm início em 28 de abril, com preços a partir de R$ 43.990,00.
Veja a lista de preços e equipamentos de cada versão:
Hatch
Etios hatch X 1.3 manual (R$ 43.990,00) automático (R$ 47.490,00)
Direção elétrica; ar-condicionado; trio elétrico; computador de bordo, ar-condicionado; descansa braços no assento do motorista (somente na versão automática); antena externa; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; e banco traseiro com encosto rebatível.
Etios hatch XS 1.5 manual (R$ 48.995,00) automático (R$ 52.495,00)
Acrescenta sistema de som com USB/Bluetooth/MP3/AUX; controlador de velocidade(versão automática); comando de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de botão; bancos com tecido em duas cores; alto-falantes e tweeters; função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem.
Etios hatch XLS 1.5 manual (R$ 53.895) automático (R$ 57.395)
Acrescenta central multimídia com tela sensível ao toque; rodas de alumínio de 15 polegadas; faróis de neblina; retrovisores com repetidores de seta; bancos e volante em couro; e acabamento cromado na tampa do porta-malas.
Etios hatch Cross 1.5 manual (R$ 57.395,00) automático (R$ 60.895,00)
Baseada na XLS, acrescenta rodas de alumínio com desenho exclusivo; costura exclusiva dos bancos; manopla do câmbio com acabamento em couro; jogo de tapetes com a inscrição Cross; e apliques na carroceria que identificam a proposta aventureira da versão.
Sedã
Versões repetem os mesmos equipamentos do hatch
Etios sedã X 1.5 manual (R$ 48.495,00) automático (R$ 51.995,00)
Etios sedã XS 1.5 manual (R$ 51.695,00) automático (R$ 55.195,00)
Etios hatch XLS 1.5 manual (R$ 56.795,00) automático (R$ 60.295,00)
Luiz Cipolli Junior
Very soon this site will be famous amid all blog visitors, due to it’s pleasant posts
Hmm it seems like your blog ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog writer but I’m still new to the whole thing. Do you have any tips and hints for beginner blog writers? I’d definitely appreciate it.
I conceive this web site contains some real wonderful info for everyone :D. “Calamity is the test of integrity.” by Samuel Richardson.
Merely wanna admit that this is very useful , Thanks for taking your time to write this.
Some genuinely fantastic articles on this internet site , thanks for contribution.
I just want to mention I am just newbie to weblog and honestly loved your web page. Likely I’m likely to bookmark your blog post . You surely come with perfect well written articles. Bless you for sharing with us your webpage.
Pretty! This has been an extremely wonderful article.
Thank you for supplying this info.
206968 369821I tried to submit a comment earlier, although it has not shown up. I will remember this. 902025
I am really loving the theme/design of your weblog. Do you ever run into any web browser compatibility problems? A small number of my blog visitors have complained about my blog not working correctly in Explorer but looks great in Safari. Do you have any ideas to help fix this issue?
Minha filha tem um Etios 2015, no começo ela não queria comprar pq não achava o carro bonito, mas eu insisti e ela terminou comprando, hoje, ela está super satisfeita . o carro é muito bom, como já comentaram, não é muito bonito, mas com certeza é um dos melhores carro do seu porte…. parabéns a TOYOTA…
Sou super satisfeito com meu Etios 2015, sem dúvidas alguma que irei troca-lo novamente por outro Etios, só quem tem o carro, sabe que realmente ele é muito bom!
Concordo com o Felipe. É um carro honesto pelo que cobra. Adquiri a versão Platinum recentemente abrindo mão de aguardar o automático que viria, pensando em economizar um pouco os gastos com combustível e de quebra ajudar o meio ambiente. Foi um dos poucos carros em que consegui espaço interno e desempenhos favoráveis e ainda mesma relação de torque em ambos os combustíveis e mesma rpm do motor. O espaço interno só é comparável aos Versa, Logan, Cobalt. As Concessionárias Nissan fizeram bico doce para receber usado na troca. A Renault a meu ver retrocedeu ao só disponibilizar o motor 8V e o câmbio Easy me decepcionou e a GM, ainda não acertou seus motores que bebem demais.
Colocando na ponta do lápis baixo consumo, ótimo porta-malas, revisões com preços menores, seguro mais em conta e uma boa direção elétrica, emplaquei de Etios Sedã Platinum, sem ter que pagar mais pelo brando perolizado. O computador de bordo deixa a desejar, a Central multimídia quebra bem o galho e os pacotes extras do Platinum são bem vindos (C. de ré, Dvd, Tv, etc.). As centrais do Logan(Renault) e Cobalt(GM) são melhores. Mas como não só de mídia vive o cliente, optei pelo racional.
Etios é um carro justo com o que cobra e com o que entrega, além de tudo tem um seguro dos mais em conta do mercado.
Só não é dos mais bonitos, mas mesmo assim o carrinho já melhorou muito desde que foi lançado aqui no Brasil.
Com certeza é uma das melhores opções de compra de zero km.