– Renovado, utilitário esportivo esbanja potência nas duas versões: V6 de 280 cavalos e V8 de 350 cavalos

Volkswagen_Touareg_frentlat_2015 

O Touareg 2015 chega com mudanças na grade dianteira, ganhou frisos cromados que se unem aos novos faróis bixenônio com luzes de led. Na traseira, para-choque novo e lanternas de neblina reposicionados.

As opções de motorização são as mesmas, destaque no utilitário esportivo da marca que concorre como BMW X5 e o Audi Q7. Nada mal acelerar o motorzão V8 4.2 de 360 cavalos, que chega a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge 245 km/h de final com um câmbio automático de oito marchas.

A outra versão, mais “fraquinha” (rs) é dona do V6 3.6 de 280 cavalos, com zero a 100 km/h em 7,8 segundos e máxima de 228 km/h.

Volkswagen_Touareg_frent_2015

O Touareg vem com alguns equipamentos de segurança dignos de um carro de alta tecnologia. O primeiro é o sistema que evita colisões secundárias. Esse equipamento faz com que o os freios sejam acionados após a primeira batida, evitando que o motorista altere a direção do veículo e bata em outros carros ou obstáculos. O segundo é o controle automático de velocidade de distância, que ajuda o motorista, acelerando e desacelerando o carro dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal.

O terceiro é o detector de fadiga, que percebe a falta de concentração do motorista e emite um sinal no painel e outro sonoro de 15 segundos, avisando que o motorista deve descansar.  E o último é o sistema de frenagem de emergência na cidade, que funciona da seguinte forma: ao detectar a necessidade de frenagem de emergência, o sistema emite um alerta sonoro e visual, além de preparar os freios para a situação, aproximando as pinças dos discos de freio.

O carro tem também para e anda de última geração, tração integral, controle eletrônico de estabilidade e um sistema que permite ver a área externa ao carro em 360º, como se uma câmera em cima do carro passasse as informações, o que é muito útil para manobrar.

Volkswagen_Touareg_Traslat_2015

Nem todos esses itens são de série. Carro começa custando R$ 250 mil.

Confira os principais itens de série de cada versão:

Touareg V6 – Ar-condicionado climatronic de zona dupla, oito airbags, kit multimídia com tela colorida sensível ao toque e computador de bordo, bancos de couro, rodas de liga leve aro 19, sensor crepuscular, sensores de estacionamento, abertura das portas sem chave, partida pelo botão, faróis bixenônio com luzes diurnas de led, volante multifuncional com borboletas para troca de marcha manual, entre muitos outros.

Volkswagen_Touareg_Interior2_

Como opcional a versão V6 oferece: controle adaptativo de distância e velocidade, sistema de frenagem de emergência, assistente de mudança de faixa, sistema de som premium, sistema de visão externa em 360º e teto solar panorâmico.

Touareg V8 – Tem acabamento R-Line, que deixa o carro mais esportivo, que antes era vendido como opcional e agora é de série, com rodas de liga leve aro 20, entradas de ar na cor preto brilhante, ponteira de escapamento cromada, para-choques diferenciados e acabamento interno em couro preto. Ar-condicionado climatronic de quatro zonas, suspensão pneumática, pedaleiras de metal, indicador de perda de pressão dos pneus, além de todos os itens da versão V6.

_Volkswagen_Touareg_Interna_2015

Como opcional a versão V8 oferece: controle adaptativo de distancia e velocidade, assistente de mudança de faixa, sistema de som premium, sistema de visão externa em 360º e teto-solar panorâmico.

Caio Bednarski