multaFoi multado? Então saiba que você é minoria entre os motoristas, isso porque 71% dos motoristas não tomam multas e menos de 5 % são responsáveis por 50% de todas as multas aplicadas no Estado de São Paulo.

Parte da imprensa e de ativistas digitais responsabilizam a prefeitura de São Paulo pelo aumento das multas, já que a velocidade máxima nas vias foram reduzidas e aumentou o número de radares.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, virou réu em uma ação civil de improbidade administrativa baseada no boom da arrecadação com multas de trânsito. O argumento dos promotores é que foi criada em São Paulo uma “indústria da multa”, com os gestores da Prefeitura atuando de forma ilegal na aplicação do produto desta arrecadação.

Mas os números mostram claramente que a concretização da indústria de multas é responsabilidade de uma pequena minoria de maus motoristas.

A alegada “indústria de multas” quer fazer crer que todo mundo é multado a toda hora em São Paulo; que não há quem escape “da ganância arrecadadora da administração pública”. Mas isso não é verdade. Os números comprovam que a maioria dos motoristas brasileiros respeita rigorosamente a legislação de trânsito e portanto não é multada.

A redução da velocidade nas vias para 50 km/h é orientação da ONU e é o único dos cinco controles de segurança no trânsito exigido pelo órgão que a cidade de São Paulo ainda não conseguiu implantar plenamente.

Há quem ache que a redução da velocidade máxima em São Paulo é a responsável pelo grande aumento de autuações. Também não é verdade: segundo o Detran, as multas mais recorrentes são PELO USO DE CELULAR ao volante, o avanço do FAROL VERMELHO e o não uso do CINTO DE SEGURANÇA. Rodar acima da velocidade permitida, portanto, não está entre as multas mais aplicadas.

Os dados foram incorretamente atribuídos ao Detran. Mas são da prefeitura de São Paulo.