Não dá pra dizer que eu dirigi, porque um carro autônomo ninguém dirige, nem mesmo o chinês que estava “ao volante” do protótipo que anda sozinho da Chery, aqui na China.

Foi apenas uma voltinha no espaço interno da fábrica de Veículos Elétricos Chery, em Wuhu, cidade do interior da China de três milhões de habitantes onde a empresa tem seis unidades fabris.

O autônomo da Chery é resultado do Projeto Apolo, desenvolvido em parceria com a empresa Baidu, a “Google chinesa”. O protótipo está no nível três, dos cinco de autonomia em veículos automotores e estará autorizado a rodar nas ruas apenas em 2021. Hoje a Chery tem regulamentado o carro de nível dois.

A comunicação do carro é feita através de uma central da cidade de Xangai,que monitora o comportamento de todos os carros; a cidade é toda monitorada por câmeras. As informações das câmeras, que monitoram os carros, o trânsito e o espaço, são levadas a central, como um controlador de voo, reenvia as informações para o carro, dando as coordenadas para que ele siga o caminho traçado com segurança. A central observa o tráfego e decide, por exemplo, retardar o fechamento do farol para um carro passar ou antecipar o vermelho caso não haja movimento e permitir que o carro que vem na rua transversal não precise parar. O monitoramento autônomo lê o fluxo e envia as informações para o computador do carro, que administra a condução.

A diferença em relação ao sistema usado pelo Google é que no Ocidente é o carro que lê o mundo ao seu redor, enquanto aqui o carro é que é rastreado, o todo o tempo, pelo espaço físico: as vias de rodagem que são monitoradas por sensores de câmeras.

Os níveis 1 e 2 de autonomia já são comercializados; 2 é o carro que tem o sistema ACC, o Adaptative Cruise Control, ou controle de velocidade adaptativo, que permite ao motorista manter uma velocidade constante, reduzindo ou aumentando – e até freando totalmente – dependendo do trânsito: ele regula a velocidade para manter uma distância segura do carro da frente. Alerta sobre situações críticas e lê as faixas da via, mantendo o carro na faixa de rodagem. Mercedez-Benz, Ford, Porsche, Audi e Volvo, entre outras marcas, já possuem modelos de nível dois no mercado.

A Baidu testa carros autônomos desde 2005 em dez cidades da China. Em Wuhu fez uma parceria com a prefeitura para fazer da cidade um projeto piloto de tecnologia. Os carros rodam numa área delimitada, que vai sendo expandida conforme a evolução da tecnologia. Há inclusive uma rota de ônibus sem motorista de dois quilômetros de extensão.

Joel Leite pegou carona no carro na fábrica da montadora chinesa em Xangai, veja aqui