Mesmo ameaçando sair do País, marca obtém maior participação (19%) desde a abertura do mercado, em 1990

Desde que a General Motors deu a entender que sairia do Brasil caso não obtivesse o lucro desejado, ficou a expectativa sobre o comportamento das vendas dos carros da marca diante da ameaça.

Carlos Zarlenga, presidente da GMB, disse que “o futuro depende da volta da lucratividade das operações ainda este ano”, enquanto a CEO mundial Mary Barra declarou que a empresa “não vai continuar investido para perder dinheiro” e acrescentou que ”a GM está trabalhando para tornar as ações necessárias para melhorar o negócio ou considerar outras opções (grifo nosso)”.

Claro que ninguém acreditou que uma marca que explora o mercado brasileiro há 93 anos, líder de vendas e que tem o carro mais vendido no País (Onix) por quatro anos seguidos, além de outros modelos que, sozinhos, vendem mais do que três ou quatro marcas juntas jogaria no lixo esse handicap.

Ficou tão óbvio que a medida era apenas uma pressão para pedir favores ao governo, que nem o consumidor acreditou na história.

A GM obteve uma participação história de 19% no mês, com 36.215 unidades vendidas, índice só obtido quando a empresa disputava o mercado fechado no Brasil, reservado para as quatro marcas tradicionais (Volkswagen, Fiat, Ford e ela própria), antes de 1990.

Mais do que isso, o Onix, líder de vendas, teve o melhor janeiro da história e cresceu a participação nas vendas ao varejo, isto é, na venda diretamente ao consumidor (e não a frotistas), o que mostra que as conversas sobre “deixar o País” não colaram.

Apesar disso, a GM está montando o que chama de Plano de Viabilidade, negociando com funcionários, sindicatos, revendedores, fornecedores e governos para reduzir os custos e poder operar com maior margem de lucro.

A GM deixou longe a segunda colocada em janeiro, a Volkswagen, que ficou com 14,7% (28.057 unidades) e a terceira, a Fiat (13,7% e 26.166 carros). A quarta colocada foi a Toyota, com 8,6% e em quinto lugar a Renault, com 8,5%.

Ford e Hyundai caíram para o sexto e o sétimo lugar, respectivamente. Honda, Jeep e Nissan fecharam a lista das dez marcas mais vendidas em janeiro.

Veja o ranking das 30 marcas mais vendidas no mês

ranking marcas jan19