Na cidade você tem conforto, praticidade, reação rápida do motor. Na estrada, a potência do turbo de 150 cavalos responde bem o pé no acelerador; na terra, a valentia para enfrentar a buraqueira e o lamaçal desse fim de fevereiro.

O teste do Tiggo 5 X incluiu todos os tipos de terreno e velocidades, condições de estrada e clima. A boa altura do solo e os ângulos de ataque e saída ajudam no comportamento fora de estrada, superando com competência os obstáculos, inclusive na cidade, onde lombadas e valetas exigem um veículo mais arrojado e com uma suspensão mais alta.

O carro tem um bom comportamento na estrada, muito conforto também para os passageiros de trás, embora apenas o motorista conte com os controles elétricos do banco: em seis posições, o que proporciona total adaptação qualquer que seja o biotipo do condutor. O porta-malas é generoso, tem capacidade de 340 litros (1.100 litros com o rebatimento dos bancos).

O console oferece vários espaços para chaves, caderno de anotação, celular, fios, carregadores e tudo o que é preciso para o motorista levar na viagem para lhe dar conforto. No volante – de couro, assim como os bancos – o motorista tem o comando do rádio, do controlador de velocidade, multimídia e computador.

A partida é dada num botão no painel, com a proximidade da chave e o freio de estacionamento elétrico é acionado automaticamente assim que o veículo é desligado. Mas não desativa quando o motorista acelera: é preciso acionar o botão para desativar o freio.

Uma tela de LCD de 4,8 polegadas dá informações do computador de bordo e a tela HD central multimídia de nove polegadas conecta smartphone.

O Tiggo 5X é feito sobre a plataforma T1X. Segundo a montadora, o carro tem 60% de aço de alta resistência na estrutura e 8% de aço de alta resistência nos pontos estratégicos da carroceria, o que garante boa segurança. Os engenheiros explicam que o alto nível de rigidez estrutural e as estruturas longitudinais absorvem e distribuem uniformemente o impacto em caso de acidente. Isso faz com que sejam reduzidas as consequências aos ocupantes do carro em caso de acidente.

O motor 1.5 é um turbo flex com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variáveis, coletor de admissão variável e atinge potência de 150 cavalos usando álcool (147cv com gasolina).

O câmbio é automático de dupla embreagem com seis marchas e opção de modo de condução Eco, que reduz o consumo e Sport, que oferece uma direção mais esportiva. O Tiggo 5X tem controle de estabilidade e de tração.

O preço dele varia R$ 86.990,00 para a versão de entrada (5X T) e R$ 96.990,00 para a versão de topo (5X TXS).