Toyota e Hino vão desenvolver caminhão movido a célula de hidrogênio

Com o objetivo de atender a demanda mundial pela redução das emissões de poluentes, a montadora Toyota e a Hino, fabricante japonesa de motores a diesel e veículos comerciais, se uniram para fabricar caminhões movidos a célula a combustível, energia limpa proveniente de uma reação eletroquímica entre os gases oxigênio e hidrogênio.

O caminhão Profia, da Hino, passou por mudanças para receber a nova motorização e está em fase de testes. O chassi foi projetado para acomodar duas pilhas de célula a combustível, iguais as que abastecem o Mirai, sedã movido a hidrogênio da Toyota, que tem 600 km de autonomia.

Para as empresas, o combustível usado nos caminhões precisa mudar com urgência, já que o diesel é responsável por cerca de 60% das emissões no Japão.

As parceiras têm metas ambiciosas para reduzir as emissões de CO2 até 2050 e estão desenvolvendo, também, carros elétricos para produção em série nos próximos anos.