– Obra vai resolver problema de logística sem interferir na paisagem emblemática das entradas do mar entre altas montanhas  

tunel flutuante

A Noruega vai construir um túnel submarino flutuante a 30 metros de profundidade da superfície do mar, uma espécie conjunto de pontes submarinas.

Será o primeiro túnel flutuante do mundo.

São na verdade vários túneis conectados, que começarão na cidade de Kristiansand, no extremo Sul, e vão até Trondheim, no norte do país.

O objetivo é reduzir o tempo do trajeto para dez horas. Hoje é feito em 21 horas e depende do embarque e desembarque em sete balsas.

A obra terá um custo de 25 milhões de dólares e vai levar 18 anos para ficar pronta.

A Noruega busca um transporte marítimo mais ecológico; além dos túneis flutuantes, o governo lançou cinco outros projetos que irão garantir uma navegação de cabotagem ecologicamente correta.

Essas obras são necessárias pela dificuldade de locomoção provocada pelos fiordes da região. Os fiordes são grandes entradas de mar entre altas montanhas rochosas, que formam elementos emblemáticos da paisagem da Noruega. São um dos maiores atrativos turísticos do país, mas um problema para a comunicação e a circulação.

O túnel flutuante vai resolver o problema sem causar impacto na paisagem.