O novo Corolla estreou no Brasil em setembro do ano passado como um divisor de águas na indústria automotiva. Pela primeira vez na história, um veículo híbrido com motor flex é produzido no País. Assim, pode-se dizer que o Corolla inaugurou a era do carro elétrico no Brasil.

A nova geração do Corolla chegou com novo design, um aspecto mais robusto e esportivo, mais itens de tecnologia e conforto, além do pacote Toyota Safety Sense, que reúne vários sistemas de segurança, conforme você vai ver mais adiante. Assim, ele se firma como o sedã médio mais seguro da América Latina, ganhando cinco estrelas no Latin NCAP.

A novidade chegou agradando. A versão híbrida, que deveria ter cerca de 20% de participação das vendas, encerrou 2019 superando as expectativas da Toyota e deve chegar aos 30% esse ano. Sucesso de público e de crítica: o Corolla também ganhou os principais prêmios do setor, com destaque para o Carro do Ano e o Motor do Ano da Revista Auto Esporte, umas das premiações mais cobiçadas do setor.

No prêmio UOL Carros, o Corolla foi Destaque do Ano e Sedã Médio do Ano. Para a editora Auto Data, o Corolla foi a Inovação Tecnológica do Ano com a inédita motorização híbrida flex, característica que também lhe deu o título de Melhor Carro Nacional ao sedã pela revista Car Magazine e Carro do Ano pelo Prêmio Top Car TV.

Vencedor ainda do Prêmio Americar, o Corolla também levou a melhor no Prêmio Carsughi L’Auto Preferita como Carro de Passeio Médio e Híbrido do Ano, além do Prêmio Carro Abiauto 2019.

Pela sexta vez consecutiva, o Corolla obteve a certificação Maior Valor de Revenda, como o sedã médio que menos perde valor depois de um ano de uso, conforme Estudo de Depreciação da Autoinforme. A depreciação registrada depois de um ano de uso foi de apenas 9%, o que aumenta a confiabilidade do cliente no veículo não só para a compra, mas no momento da revenda também.

Produzido em 15 locais e vendido em mais de 150 países, o Corolla já vendeu mais de 45 milhões de unidades desde 1966, ano de sua estreia. No Brasil, o modelo é líder de seu segmento há cinco anos consecutivos e se manteve por muito tempo no ranking dos 10 veículos mais vendidos do País.

Para a produção da motorização híbrida, a Toyota do Brasil investiu R$ 1 bilhão na fábrica de Indaiatuba, que já produziu mais de um milhão de Corolla desde que foi inaugurada, em 1998. A partir de agora, a fábrica está apta a produzir o modelo que chega em uma nova plataforma GA-C, baseada na filosofia TNGA.

O Novo Corolla foi lançado com garantia de cinco anos, tanto para a versão 2.0L Dynamic Force, quanto para a versão híbrida flex. E na versão híbrida vale dizer que a garantia é de oito anos para o sistema híbrido, composto por bateria híbrida, ECU da bateria híbrida, ECU de gerenciamento de energia e inversor com conversor. O modelo é ainda o único a ter blindagem certificada pela Toyota sem interferência na garantia.

O motor das versões a combustão é o 2.0 de quatro cilindros, 16 válvulas Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta. Tem 177 cavalos de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv a 6.600 giros com gasolina. São três versões a combustão: GLI, XEI e a topo de linha Altis.

O sistema híbrido é formado por um motor a gasolina 1.8 de 16 válvulas e 101 cavalos abastecido com etanol, e 98 cv abastecido com gasolina. Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de terreno.

Design Externo

O Novo Corolla teve as linhas externas completamente renovadas, trazendo um aspecto mais elegante, robusto, dinâmico e esportivo. O carro passou a ter uma silhueta mais aerodinâmica e maior fluidez. Os designers buscaram refletir uma sensação de amplitude nas linhas externas.

Na frente, novo para-choque e grade dianteira superior conectada aos faróis que alongam-se até as laterais do carro, dando um caráter mais dinâmico. Os faróis de neblina de led estão disponíveis nas versões XEi e Altis. Na traseira, lanternas conectadas com as linhas do porta-malas e o para-choque acentuando o aspecto robusto.

Os faróis dianteiros têm regulagem de altura e sistema automático de iluminação nas versões GLi e XEi, complementados pelas luzes diurnas de led. Na versão Altis, os faróis de led têm luzes diurnas e acompanham o mesmo design. A versão híbrida possui acabamento na cor azul. Nas versões GLi e XEi as lanternas traseiras têm acabamento cromado para dar uma aparência sofisticada.

As rodas, de ligam leve, são de 17 polegadas nas versões XEi e Altis híbrida (16 polegadas na GLi). Teto solar elétrico na versão Altis 2.0L Dynamic Force e opcional no pacote Premium para a versão Altis híbrida.

As dimensões do carro cresceram: o Corolla 2020 é mais comprido e mais largo que o anterior. Tem 4.630 mm de comprimento e 1.780 mm de largura.

Design Interno

O interior do Novo Corolla foi completamente redesenhado. O painel de instrumentos tem linhas contínuas, proporcionando uma sensação de amplitude. No volante de três raios, controles de áudio e computador de bordo com acabamento de couro e aletas para troca de marcha nas versões XEi e Altis.

Nas versões com motor a combustão, o painel de instrumentos tem três mostradores e a versão Altis híbrida conta com uma tela de sete polegadas digital e colorida, que exibe velocímetro e informações do computador de bordo.

O acabamento dos bancos varia de acordo com a versão: tecido e de couro sintético na GLi, acabamento de couro preto na XEi e na Altis e opção de couro bege ou marrom Altis.

Equipamentos

O Novo Corolla é o sedã médio que agrega mais itens de segurança: sete airbags, freios ABS, câmera de ré, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas de criança, controle de estabilidade, tração integral e assistente de partida em rampa.

A versão de entrada, GLi, tem banco do motorista com regulagem de altura, distância e inclinação (o passageiro regula distância e inclinação),  central multimídia de oito polegadas sensível ao toque, entrada USB, bluetooth, conexão para smartphones.

A versão XEi tem também ar-condicionado automático, controle de velocidade, destravamento das portas na chave, partida por botão, faróis de neblina em led.

A versão Altis a combustão vem com o Toyota Safety Sense, que inclui alerta de mudança de faixa, controle de velocidade, farol alto automático, e assistente de pré-colisão e frenagem automática.

Nova arquitetura Global

TNGA é a sigla em inglês de Nova Arquitetura Global Toyota e diz respeito a uma filosofia de fabricação que visa melhorar os componentes que têm um impacto direto no design, conforto, desempenho e segurança.

A nova geração do Corolla é construída sob a plataforma GA-C, que tem o objetivo de criar veículos melhores por meio de cinco fundamentos: Conforto, Habitabilidade, Praticidade de uso, Compromisso com o meio ambiente e Segurança.

Confira os preços

GLi 2.0 – R$ 101.990

XEi 2.0 – R$ 112.990

Altis 2.0 – R$ 128.990

Altis híbrido – R$ 128.990

Altis híbrido (pacote premium) – R$135.990

Valores vigentes até 29/02/2020