A Fiat apresentou hoje (03/08/2021) o seu primeiro modelo 100% elétrico comercializado no Brasil, o 500e, que chega para concorrer com o Renault Zoe e o Chevrolet Bolt.

O motor elétrico entrega 87 kW, equivalente a 118 cavalos. O carro tem autonomia de 320 Km e possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central.

A Normal tem um estilo de direção mais próximo à tradicional de condução. Toda a potência e torque do sistema de tração estão disponíveis. O veículo desacelera com efeito de freio motor, como em um veículo convencional, carregando parcialmente a bateria. Esse modo apresenta a função “Creeping”, no qual o veículo inicia seu movimento ao liberar o pedal do freio;

A Range ativa a função “One Pedal Driving”. Melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o freio é usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro: na prática o veículo é usado basicamente com o pedal do acelerador. Ao selecionar este modo de condução, o motorista maximiza a frenagem regenerativa e, portanto, também o alcance;

E a Sherpa que ajusta vários parâmetros de condução, como velocidade máxima (limitada a 80 km/h), resposta do acelerador (reduzir o consumo de energia) e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento (vidros e retrovisor) para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.

O carro reinterpreta o visual icônico do modelo clássico com um design mais atual. Cresceu suas dimensões em 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura.

Carregamento

O novo elétrico da Fiat vem com um cabo padrão de 6 metros de comprimento para carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa, e tem um armazenamento de cabo adequado no porta-malas do veículo.

A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua). Ela é denominada “inteligente” por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria.

Para otimizar o tempo de recarga, o 500 elétrico inclui sistema de carga ultra-rápida em corrente contínua de até 85 kW. Dessa maneira, são necessários apenas 5 minutos para gerar uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade, mais do que o necessário para o uso diário médio. E a carga ultra-rápida também pode carregar a bateria até 80% em apenas 35 minutos.

Desenvolvido sobre a nova plataforma Mini EV, O 500 elétrico será comercializado no Brasil na versão Icon por R$ 239.990,00.

A pré venda começa hoje e vai até dia 10 de setembro pelo site da Fiat.