Lançamentos, crescimento e a chegada do Corolla híbrido flex fazem de 2019 um marco na eletrificação da mobilidade no Brasil

Simbolicamente, o lançamento do Corolla Híbrido Flex, da Toyota, colocou o Brasil na era da eletrificação, isso porque é o primeiro veículo com tecnologia eletrificada a ser fabricado no País, além de ter uma característica bem brasileira, que é o motor a combustão que usa gasolina e etanol.

O sedã combina um motor elétrico com o motor à combustão flex e, por aceitar etanol, um dos combustíveis menos poluentes, o Corolla é, também, o híbrido mais limpo do mundo.

Mas a chegada do sedã apenas coroou um ano movimentado. Ricardo Guggisberg, presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos, considera que este foi o ano de quebrar barreiras para a introdução dos veículos eletrificados no mercado brasileiro.

Em 2019, a Renault começou a vender o Twizy, carro de um lugar só, o furgão Kangoo e o hatch Zoe, todos com propulsão totalmente elétrica. A Lexus lançou mais um SUV híbrido, o UX 250h e anunciou que, a partir de 2020 vai por fim ao carro à combustão no Brasil.

Outros utilitários esportivos que desembarcaram por aqui foram o Toyota RAV 4 e o I-Pace da Jaguar. Os dois têm motorização híbrida e começaram a ser vendidos ainda no primeiro semestre.

A Volvo também lançou um SUV, o XC40, primeiro carro totalmente elétrico da marca. Quem também estreou os totalmente elétricos por aqui foram GM, com o hatch Bolt e a Caoa Chery, com o sedã Arrizo 5.

A JAC veio com o SUV IEV 40 e se empolgou: em seguida trouxe mais cinco elétricos para o País.

A Volkswagen abriu as portas da eletrificação da marca com o Golf GTE, um híbrido potente que começou a ser vendido em novembro. A montadora também se uniu a Porsche, a Audi e a empresa EDP para instalar 500 postos de recarga de elétricos em rodovias que ligam sete estados.

É claro que, com a chegada dos veículos eletrificados, a mobilidade precisaria se adaptar. Além da Volks, a BMW também anunciou a instalação de 150 postos de recarga em supermercados, postos de combustível e shoppings entre São Paulo e Rio de Janeiro, também em parceria com a EDP e com o Grupo Pão de Açúcar.

Além dos postos instalados em parceria com montadoras, a EDP inaugurou o primeiro posto de recarga de elétricos no Espírito Santo este ano. A Volvo não ficou para trás e vai instalar, junto com o Grupo Pão de Açúcar, 500 postos no próximo ano.

“Muitas montadoras surpreenderam esse ano com lançamentos importantes, instalação de novos postos de recarga e tudo isso, com certeza, é muito significativo para esse segmento no País”, disse Guggisberg.

A lista de novidades é extensa, mas o que verdadeiramente comprova o avanço dos carros eletrificados no Brasil são os números: neste ano foram vendidos 9.438 elétricos ou híbridos, um número 137,7% maior do que em 2018, quando foram comercializados 3.970.

“O número de vendas praticamente triplicou de um ano para o outro e a tendência é melhorar. Eu acredito que em 2020 mais de 20 mil unidades de elétricos e híbridos vão ser vendidas”, concluiu o presidente da ABVE.

O carro elétrico ainda não se consolidou, mas a realidade de um trânsito menos poluente está bem próxima.

Kalyne Rannieri