Quase quatro de cada dez carros são pintados de branco. Fenômeno é mundial

 

Levantamento feito pela empresa química Basf indica que os consumidores de automóveis continuam preferindo a cor branca, fenômeno recorrente em todo o mundo. A pesquisa revelou que cerca de quatro em cada dez carros produzidos no mundo no ano passado (exatamente 39%) foram pintados de branco.

As regiões avaliadas foram a América do Norte, do Sul, Europa, Oriente Médio e África. Tradicionalmente a preferência do consumidor brasileiro segue a mesma linha dos europeus e estadunidenses, com a maior parte dos carros pintados nas nuances entre o preto e o branco, isto é: além dessas duas cores, prata e cinza, em suas variadas tonalidades.

Cor mais popular no mundo, o branco é quase uma obsessão entre os consumidores da região da Ásia-Pacífico. Um a cada dois carros vendidos em 2019 na região era branco.

As cores preta, o cinza e prata também continuam populares. Juntas, elas representam outros 39% das preferências, sobrando portanto 22% para todas as outras cores.

Azul e vermelho vêm a seguir como as cores fortes preferidas no mundo. Nove por centro dos carros vendidos globalmente são pintados nas várias tonalidades de azul e 7% são vermelhos.

O estudo identificou que o fenômeno atinge também os utilitários esportivos, segmento que teve um carecimento expressivo no ano passado em todo o mundo. Nos SUVs, a preferência é também pela a cor branca, em primeiro lugar, e em seguida as acromáticas: prata, cinza e preta.

Os carros pequenos, dos segmentos A e B, têm um volume maior de cores fortes na Europa, incluindo tons de marrom e bege, mas na América do Sul só se destaca o vermelho (além, claro do branco & cia).

“O branco reforça o aspecto de cor ambiental, relacionada com a limpeza e a pureza do ar e da água, bem como a conservação do meio-ambiente”, considera Marcos Fernandes, diretor da Basf para a América do Sul, onde 23% escolhem o carro prata, 14% o cinza e 11% o preto, que é menos popular por aqui: no mundo, o preto tem 16% da preferência.

Ao contrário do resto do mundo, o vermelho é a preferida dos sul-americanos entre as cores cromáticas, seguida pelo azul e pelo bege.

“O vermelho é uma cor vibrante, vinculada com a esportividade e a beleza, além de ser uma cor que mantém o seu valor na revenda”, avalia Fernandes.