Uma pesquisa feita pela empresa PPG, da Pensilvânia, que produz tintas automotivas, indicou que 2020 será o ano do azul para os carros de passeio.

Houve um aumento expressivo de carros com tons de azul no ano passado e a expectativa é de que essa preferência continue crescendo. Se isso se confirmar, provavelmente um novo astronauta vai repetir a frase de Iuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço: “A Terra é azul”, mas desta vez não por causa da cor dos oceanos (que hoje, inundados de plástico, devem ter perdido a cor) e sim pela frota de veículos.

O azul perdeu apenas para as para cores neutras, como o branco, preto, prata e cinza, sendo responsável por 8% das vendas. Mais do que o vermelho, portanto, que é uma cor tradicional em vários países.

Nos EUA o azul já é 10% e na Europa 11%.

Na América do Sul o carro azul é apenas dois em cada cem. O que indica que pode haver um crescimento muito grande nessa tendência no ano que vem.

Quando se fala em azul, entenda as inúmeras nuances dessa cor além dos diferentes efeitos de pigmento, flocos metálicos, micas luminosas. Azuis cromáticos, com leves tons de outra cor.

A pesquisa avalia que há um retorno de cores mais ousadas, não só no mundo automotivo, mas em muitos segmentos: o consumidor está escolhendo o azul também para acessórios, eletrônicos e até casas.

Para os pesquisadores, o azul reflete o desejo por aventura, relaxamento e confiabilidade.