– Carro é desejo de compra no Brasil e na Europa

EcoSport 1.6 TiVCT_frent

O utilitário esportivo é o segmento que mais cresceu nos últimos anos no Brasil (e começa a crescer na Europa, como você vai ver mais adiante) e onde surgiram as maiores novidades desde que o Ecosport mostrou ao consumidor a possibilidade de ter um carro diferente dos tradicionais hatch e sedã, um posição de dirigir alta, onde o motorista se sente mais dono da situação, dirigindo um carro que impor respeito no trânsito,  tem um desenho agressivo e características de valentia, sendo, de certa forma, mais útil para enfrentar estradas de terra, locais alagados e supera com  mais facilidade a buraqueira e as lombadas das ruas das cidades brasileiras.

O segundo utilitário esportivo pequeno demorou a chegar. O Ecosport tomou conta do mercado por muitos anos, até o lançamento do Duster. Depois vieram muitos outros e em 2016 o HRV e o Renegade já despontam na lista dos mais vendidos.

Novo Renault Duster 2016. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Hoje, a maioria da marcas têm a sua opção no segmento. Mesmo marcas tradicionais, que atuam exclusivamente no segmento de sedã, se renderam à nova moda e também estão lançando seus utilitários esportivos.

O Salão do Automóvel deste ano foi um retrato dessa tendência: montadoras e importadoras apresentaram as suas novidades no segmento.

l-honda-hrv

A Honda lançou o WR-V, um médio; a Jeep veio com o Compass, um pouquinho maior que o Renegade; a Hyundai entrou na briga com o Creta, feito em Piracicaba, a Renault com Captur e a Kia com o Niro.

Tem também os novos Tucson, Tracker, Discovery, Peugeot 3008, Chery Tiggo e Suzuki Vitara. Até a Maserati se rendeu ao utilitário esportivo.

jeep_renegade2017

O Salão mostrou nada menos do que 13 novidades de todos, os tamanhos e preços.

Honda WR-V – Mesmo com o utilitário mais vendido do Brasil, o HR-V, a Honda quer ampliar sua participação no segmento.

honda_wr-v_2

Jeep Compass – Depois do sucesso do Renegade, a montadora amplia sua oferta e agora possui uma família completa no segmento.

compass-2017-3

Hyundai Creta – Mais um modelo que será fabricado em Piracicaba. Hyundai New Tucson – Terceira geração do veículo que passará a ser importado em breve.

hyundai_creta_05

Renault Kaptur – Modelo com linhas mais elegantes que o Duster e que surge para disputar com o HR-V.

renault_captur

Kia Niro – Primeiro utilitário esportivo 100% híbrido produzido pela empresa coreana.

kia-niro

Chevrolet Tracker 2017 – Reestilizado e com um pacote técnico semelhante ao do novo Cruze, o modelo começa ser vendido ainda esse ano.

gm_tracker_2017

Land Rover Discovery – A quinta geração do carro rompeu com o visual dos modelos anteriores.

Peugeot 3008 – segunda geração do primeiro utilitário da marca francesa.

Suzuki Vitara – Mais urbano, o modelo foi lançado em setembro com direito a motor turbo com injeção direta de combustível.

Chery Tiggo 2 – De porte compacto, a versão será produzida no Brasil em 2017, em Jacareí.

Maserati Levante – Primeiro utilitário da marca de luxo italiana.

Jaguar F-Pace – A marca de luxo inglesa já vende o carro no Brasil, mas o Salão é o cartão de visita para mostrar a que veio a poderosa montadora.

Somados aos modelos já disponíveis no mercado, eles formam um exército de SUVs à disposição do comprador.

Sucesso na Europa

O utilitário esportivo está também atraindo o interesse do consumidor europeu. Pesquisa feita por uma montadora europeia mostrou que a preferência por utilitário esportivo é bem diversa no continente, atingindo jovens solteiros,e mães com filhos pequenos, e homens acima dos 50. Segundo o levantamento, um em cada cinco homens acima de 50 anos de idade querem ter um utilitário esportivo como seu próximo carro.

O segmento está passando rapidamente de um pequeno nicho de mercado para se tornar uma tendência das mais significativas na Europa.

Avesso a carros grandes e gastões, que são a preferência dos estadunidenses, o consumidor europeu considera que os utilitários esportivos evoluíram muito nos últimos anos em relação a redução de consumo de combustível, tornaram-se mais eficientes e portanto mais respeitosos com relação ao meio ambiente. Essa seria a razão, para 82% dos entrevistados, da crescente preferência do consumidor do continente pelos utilitários esportivos.