A indústria automobilística brasileira experimentou um crescimento vertiginoso nos últimos anos (com exceção de 2014 e 2015, que tiveram queda de vendas). Graças ao crédito acessível e os incentivos governamentais, como cortes em impostos, uma grande parcela da população conseguiu realizar o sonho do carro próprio.
Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), no período áureo de vendas, nos idos de 2013, as montadoras despejavam 14 mil carros diariamente nas ruas brasileiras. Em 2015, apesar de enfrentarmos uma crise e a queda de vendas, ainda entram em circulação mais de dez mil unidades por dia, um número respeitável e ao mesmo tempo assustador.
Apesar do País ainda ter margem de crescimento, observado o número per capita de carros por habitante, no qual o Brasil está atrás de países como México e Argentina, devemos nos atentar para o impacto gerado por esta expansão.
As metrópoles brasileiras apresentam um trânsito caótico e cidades interioranas também já padecem deste problema, devido ao aumento significativo da frota. Não é incomum cidades pequenas e médias apresentarem congestionamentos e dificuldades de locomoção em horários de pico. O governo se preocupou em favorecer o acesso ao carro, mas não parece ter se antecipado aos problemas que isso iria gerar, ou seja, faltou um planejamento para absorver o aumento da frota.
E notório que o trânsito nas cidades brasileiras apresenta sinais de cansaço, cito o caso de Londrina, uma importante cidade do interior do Paraná, a qual tem uma população em torno dos 500 mil habitantes e uma frota que atingiu 350 mil veículos, um índice de primeiro mundo, mas com uma malha viária insuficiente.
Após as capitais serem abarrotadas por carros novos, o fenômeno migra para o interior, tanto que as próprias montadoras apostam nesse movimento, mas a pergunta que fazemos é se as cidades suportaram o aumento repentino e sem planejamento, haja vista que muitas delas nem departamento de trânsito possuem.
Ninguém é hipócrita em dizer que o brasileiro não deve adquirir um carro, muito pelo contrário, o carro é um bem social e necessário, mas devemos repensar seu uso. O que o governo deve incentivar é o uso do transporte público com qualidade; pessoas devem ter seus carros, sim, mas também precisam se sentir confortáveis a ponto de deixar o mesmo em casa e se deslocar usando o transporte coletivo.
O uso racional seria pensar sobre a necessidade de percorrer distâncias curtas usando o carro e transportar apenas um indivíduo onde caberiam pelo menos cinco.
Da mesma forma que a indústria automobilística aposta no interior do País para crescer, o governo ou as próprias montadoras deveriam pregar o consumo racional, implementando práticas sustentáveis, como usar o máximo da capacidade do carro, levando a toda família, vizinhos, pessoas que fazem o mesmo trajeto. E pensar se realmente é preciso retirar o carro da garagem.
Devemos pensar hoje se queremos cidades do interior batendo recordes em qualidade de vida ou na quilometragem dos congestionamentos.
Adriano Eduardo Santiago
Universidade Estadual de Londrina – 4º semestre
I simply want to tell you that I am just beginner to blogging and absolutely liked this blog site. Likely I’m planning to bookmark your blog . You amazingly come with fantastic posts. Thanks for sharing with us your website.
Having read this I believed it was extremely enlightening. I appreciate you taking the time and effort to put this article together. I once again find myself personally spending way too much time both reading and commenting. But so what, it was still worth it!
Very good post. I am going through a few of these issues as well..
This is the perfect website for everyone who hopes to understand this topic. You know so much its almost tough to argue with you (not that I personally will need to…HaHa). You certainly put a fresh spin on a topic that’s been written about for decades. Great stuff, just excellent!
You have a good site. It is really easy, and nice to navigate
I think the website is great, looks wonderful and very easy to follow.
65523검증 추천사이트 국내 대형 커뮤니티
즐거운 놀이터
21424
35986totobat is best website
safetoto totobat
36913
60832bitcoin web site Big News and Chart
coin is coinddang
78607
47335bitcoin web site Big News and Chart
coin is coinddang
48763
86941nolsave is best website
Big web
7879
45361즐거운 놀이 행복한 게임 즐거운 사이트
큰사이트
61555
Enjoyed examining this, very good stuff, thanks .
88283즐거운 놀이 행복한 게임 즐거운 사이트
큰사이트
34239
363394 387064Glad to be one of the visitors on this awe inspiring internet website : D. 202642
267403 840993Thanks for the details provided! I was researching for this write-up for a long time, but I was not able to see a dependable source. 834686
276260 639958I like what you guys are up too. Such smart function and reporting! Carry on the superb works guys Ive incorporated you guys to my blogroll. I believe it will improve the value of my internet site 648264
stays on topic and states valid points. Thank you.
very cool post, i actually enjoyed this web site, carry on it
I really enjoy examining on this blog , it has got cool article .
Intresting, will come back here again.
I consider something really special in this site.
Very interesting points you have remarked, appreciate it for putting up.
google took me here. Cheers!
Yeah bookmaking this wasn’t a risky decision outstanding post! .