Preservar o meio ambiente é tão importante quanto o lucro que as empresas automobilísticas visam. Pensando nisso, e pressionada pela legislação, a indústria automobilística desenvolve ações no sentido da conservação ambiental. As alternativas são inúmeras: reduzir as emissões de gases tóxicos, racionar o consumo, fazer reuso de água, utilizar energia solar, fazer programas de reciclagem e reduzir o uso de embalagens, entre outras.

Praticamente todas as grandes montadoras instaladas no Brasil têm programas importantes voltados à preservação e/ou recuperação dos recursos naturais. Essas ações são importantes porque servem de exemplo para que outras empresas também criem programas semelhantes.

Vamos pegar o exemplo da maior fabricante de motores do País (23 milhões de unidades entre motos, carros e produtos de força), a Honda.

Green Factory. É uma das diversas ações proposta pela Honda, Gerencia eficiência energética, uso racional da água e redução de emissões atmosféricas. Visto que um dos principais fatores de degradação do meio ambiente é a forma como são descartados os resíduos, é preciso também um gerenciamento das emissões de gases.

Outra ação proposta foi a Honda Energy, com o intuito de reduzir em 30% as emissões de CO2 até 2020; para isso, a empresa construiu o primeiro parque eólico da marca no mundo, no Rio Grande do Sul.

Foi desenvolvido o Green Logistic, que visa aliar o desenvolvimento, inovação e sustentabilidade no sistema de transporte das motocicletas. Das motocicletas produzidas em Manaus (AM), 93% são transportados de uma forma que reduz o sistema de embalagem. Essa última ação foi implantada em 1997 e até 2012 foram deixados de ser consumidas 137 mil toneladas de madeira, 2,7 milhões de litros de óleo de proteção, 33 mil toneladas de papelão e 143 mil toneladas de aço. Esses foram algumas das ações que Honda usa para preservar o meio ambiente, existem outras ações também com o mesmo objetivo.

Não adianta as grandes empresas automobilísticas produzirem grandes carros, confortáveis, com uma boa estética e não preservar o meio ambiente, para que possamos passear com os nossos carros poder desfrutar de uma beleza que é a natureza.

É por isso que essas ações são de grande importância. Além de preservar o meio ambiente e amenizar as consequências do impacto provocado pela produção e uso dos veículos, as empresa ganham o reconhecimento público e podem fazer uso da fama através do marketing, da propaganda, da publicidade.

Marco Souza
Unimep – 2º semestre