– Marcas de luxo crescem na crise e as populares têm queda de 30%
– Renegade ganha série especial para atender cliente top

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Mal chegou ao mercado o Renegade já conta com uma série especial, a Limited, pra atender um segmento que cresce em contraposição à crise, formado por consumidores de maior poder aquisitivo e que exige carros mais completos, mais equipados.

O Limited é feito em cima da versão Longitude, exatamente a topo de linha entre os modelos flex, e vem com rodas de 18 polegadas, bancos de couro, teto bipartido, sete airbags, quadro de instrumentos com tela de sete polegadas e custa R$ 7 mil a  mais que o Longitude, ou R$ 90 mil.

“O mercado está puxando pra cima”, explicou um dirigente da FCA, indicando que, ao contrário do segmento de entrada, onde a crise é mais pesada, os compradores de carros topo de linha estão indo às compras e exigindo um produto mais sofisticado.

A fábrica da FCA em Goiana ajustou o mix de produção do Renegade para atender o crescimento da demanda para as versões topo de linha e a versão a diesel, cuja participação prevista era de 23%, já está em 30%.

O crescimento da versão à diesel ocorre, segundo os técnicos da FCA, porque o Renegade não tem concorrente direto: “nosso concorrentes são dois carros à gasolina, porque a diesel não existe: o Mitsubishi ASX e o Kia Sportage. Ou então as picapes médias, pra quem exige diesel”, disse um dirigente da montadora.

A empresa tem hoje 154 concessionárias e chega a 200 até o fim do ano, sendo que 45 vendem também as demais marcas da Chrysler. Em apenas cinco meses conquistou 1,2% do mercado interno, entrou na lista das dez marcas mais vendidas no Brasil deixando pra trás marcas tradicionais como Mitsubishi, Citroën e Peugeot e também colocou o Renegade entre os Dez Mais.

Os números de evolução das vendas este ano constatam a percepção dos dirigentes da FCA: enquanto as marcas que atuam na base do mercado apresentam quedas drásticas de vendas, como Fiat (-33,6%) Volkswagen

(-32,9%) e GM (-30,8%), outras que atuam no topo do mercado cresceram no período janeiro-setembro.

Mercedes-Benz (+44,3%), Audi (+40%) e Volvo (+17,4%) tiveram crescimentos, Assim como a Jaguar, que aumentou as vendas em 16,7%. A BMW um pouco menos, com aumento de 2,4% no ano, mas nada mal num período em que o mercado total caiu 20,9%.

Outras marcas de luxo, de menor volume de vendas, tiveram crescimento ainda maiores, caso da Lexus, com alta de 70,5%. A Smart (+81,3%) e a Subaru (+66%) também tiveram crescimentos espantosos.

Isso sem contar algumas marcas que entraram pra valer no mercado este ano, caso da Jeep, e de outras com números desprezíveis de venda, como a Geely. Ambas tiveram números estratosféricos de crescimento, que não devem ser considerados na comparação com as demais. Na mesma forma, algumas tiveram quedas assombrosas, como a Rely e a Shineray (veja ranking), empresas que trabalham com números ínfimos no mercado.

Com exceção da Honda, que cresceu 17,4%, as marcas de médio volume, posicionadas entre o 4º e o 13º lugar no ranking, também perderam vendas este ano, mas em sua maioria a queda foi menor do que a média do mercado, com as exceções da Citroën, que caiu 43,4%, da Peugeot, – 36,4 e da Mitsubishi, que teve queda de 25,3% no período.

As vendas da Ford caíram 7%, da Hyundai 10,3% e da Renault 19,8%. Já Toyota (-2,5%) e Nissan (-6,3%) tiveram quedas menores.

Quem ganhou
Janeiro-Setembro/2015

Class Marca 2014 2015
 Jeep 1.979 22.746 1.049,36
 Geely 86 481 459,3
 Troler 866 1.647 90,18
 Smart 284 515 81,33
 Lexus 173 295 70,52
 Subaru 730 1.212 66,02
 Mercedes-Benz 10.202 14.726 44,34
 Audi 8.906 12.439 39,66
 Volvo 2.387 2.803 17,42
10º  Honda 95.882 112.571 17,4
11º  Jaguar 288 336 16,66
12º  Lifan 3.333 3.700 11,01
13º  BMW 10.718 10.975 2,39

Quem perdeu
Janeiro-Setembro/2015

Class Marca 2014 2015 %
 Rely 767 303 -60,49
 Shineray 723 316 -56,29
 Citroën 41.957 23.736 -43,42
 JAC 6.804 4.072 -40,15
 Peugeot 31.561 20.053 -36,46
 Chery 6.712 4.311 -35,77
 Fiat 516.405 342.737 -33,63
 Volkswagen 422.565 283.234 -32,97
 GM 417.971 289.040 -30,84
10º  Dodge 2.520 1.778 -29,44
11º  Kia 17.562 12.519 -28,71
12º  Iveco 2.809 2.014 -28,3
13º  Mitsubishi 43.493 32.497 -25,28
14º  Renault 168.162 134.790 -19,84
15º  Míni 1.825 1.546 -15,28
16º  Hyundai 169.166 151.662 -10,34
17º  Land Rover 7.056 6.364 -9,8
18º  Porsche 605 548 -9,42
19º  Ford 216.098 200.852 -7,05
20º  Nissan 49.559 46.470 -6,23
21º  Suzuki 4.288 4.055 -5,43
22º  Toyota 136.001 132.566 -2,52