Motor turbo, sensor de ponto cego, estaciona sozinho. Tudo isso e o mesmo preço

O mercado segue agitado no segmento dos hatchs e sedãs pequenos. Depois da chegada da linha Polo e Virtus da Volkswagen, Ka e Ka sedã da Ford e Argo e Cronos da Fiat iniciada desde o ano passado com a introdução de alguns elementos inéditos na categoria, ainda faltava a família Onix que a GM lançou nesta sexta-feira (13) em Porto Alegre e a restilização do Hyundai HB20 e HB20s que será apresentado nesta  terça-feira (17) , renovando de vez os líderes de vendas

A bola da vez é a nova família do Onix. O líder disparado há 47 meses no ranking de vendas chega à sua segunda geração com muitas novidades e promete revolucionar o segmento de hatchs e sedãs pequenos. O Onix sedã já esta nas concessionarias, enquanto a versão hatch só chegará em novembro.

Seguindo a estratégia de manter uma versão de entrada na versão anterior, a GM renomeou o Prisma como Onix Joy Plus na versão sedã e manteve o Onix Joy. Nessa configuração os modelos continuam equipados com o mesmo motor 1.0 de quatro cilindros. O motor 1.4 flex saiu de linha.

O Onix lançado em 2013 chegou no mercado brasileiro trazendo inovação com sistemas de conectividade e câmbio automático de seis marchas, antes só oferecidos em modelos de segmentos superior, mas ainda faltava um motor mais moderno, pois seus concorrentes já possuíam em seus modelos os motores de três cilindros.

Com a liderança isolada e sem pressa para atualizar o seu compacto, a GM caprichou e trouxe agora o modelo mais refinado e equipado da categoria.

O novo Onix Plus e o hatch contam com as opções de acabamento LT, LTZ e a inédita Premier.

O desenho do carro é completamente novo. Tanto o hatch quanto o sedã ficaram mais robustos e com uma aparência mais esportiva. Os carros ficaram maiores na largura, distância entre-eixos e comprimento. No caso do sedã, esse incremento foi de 41 mm, 72 mm e 194 mm, respectivamente.

Na frente, destaca-se a nova grade, conjunto óptico, pára-choque e o capô, marcado por vincos que seguem pelo teto e se estendem até a tampa traseira.

Na versão Premier (topo de linha) os faróis contam com projetores e luzes de condução diurnas em “L” que contornam a base do para-choque.

Na lateral, as linhas que integram todo o veículo destacam as esculturas da carroceria realçando o dinamismo do carro até mesmo quando está parado. O friso cromado destaca a linha de cintura elevada e ao mesmo tempo agrega sofisticação à versão Premier, que traz rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo.

Já na traseira, o Onix Plus (sedã) diferencia-se pelas lanternas bipartidas que se estendem até a tampa do porta malas. “As lentes contam com detalhes 3D que dão um toque de primazia. Notem que um traço luminoso em led cria um efeito especial que chamamos na Chevrolet de assinatura luminosa”, explicou Dagoberto Tribia, chefe de design.

O interior também foi todo renovado, desde as texturas do painel de instrumentos, passando pela cobertura tipo 3D dos alto-falantes até a moldura do console central. O volante multifuncional tem novo desenho e regulagem de altura e de profundidade.

O quadro de instrumentos agora tem velocímetro e conta-giros analógicos com iluminação de led e computador de bordo com tela de TFT.

O novo sistema multimídia MyLink de tela tipo flutuante permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática no Premier.

Seguindo as tendências do mercado, os bancos dianteiros têm encosto inteiriço. No modelo topo de linha o cliente pode escolher entre duas composições de acabamentos: preto com cinza ou preto com caramelo.

Para os passageiros traseiros destaque para as duas tomadas USB atrás do console central.

A segunda geração do Onix chega como um motor novo, de três cilindros, da família Ecotec. Chega em duas configurações: 1.0 aspirado (até 82 cv/10,6 kgfm) e 1.0 turbo (até 116 cv/16,8 kgfm).

O motor 1.0 turbo tem bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversos conceitos inovadores.

O Onix Plus 1.0 turbo acelera de 0 a 100 km/h em até 9,7 segundos e promete ser o modelo turbo mais econômico do mercado, de acordo com dados do Inmetro. Abastecido com gasolina, o novo Onix Plus com câmbio manual roda, 17 km/l na estrada e 13,7 km/l na cidade. Os números com etanol são 12,2 km/l e 9,6 km/l, respectivamente.

Onix hatch só chega em novembro

Com sistema que elimina o tanquinho para partida a frio, o novo conjunto mecânico foi projetado para ter maior durabilidade refletindo assim menor custos das revisões fixas. Até 60 mil quilômetros, por exemplo, o valor está 8% menor em comparação com o modelo antecessor, além disso, o intervalo das revisões subiu de 5 mil para 10 mil quilômetros.

Onix hatch só chega em novembro

No quesito segurança, o novo Onix evolui muito, trazendo de série desde as versões de entrada, airbags frontais, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; sistemas Isofix para ancoramento de cadeirinhas infantis e alerta de não afivelamento dos cintos para todos os ocupantes.

Inovador no quesito conectividade, o novo Onix é capaz de identificar seu motorista pela presença da chave eletrônica e permitir o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Assim como no Cruze o modelo também esta equipado com internet a bordo. O Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário. E se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro, nem é preciso ir à concessionária, pois a operação é feita remotamente via internet.

Veja a lista de equipamentos e preços de cada versão:

Hatch

Onix 1.0 – R$ 48.490,00
Motor 1.0 Ecotec de até 82 cavalos e 10,6 kgfm, tendo de série seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, três entradas USB, sistema de áudio, vidros e travas elétricas nas quatro portas, entre outros.

Onix 1.0 LT – R$ 51.590,00
Itens acima, mais MyLink com Android Auto, Car Play e OnStar.

Opcionais:

LT1 – R$ 53.790,00
Entrada e partida sem chave, sensor crepuscular, câmera de ré e carregador wireless.

LT2 – R$ 54.625,00
Itens do LT1, mais OnStar e internet 4G com Wi-Fi.

LT3 – R$ 55.590,00
Itens do LT2, mais faróis de neblina e rodas de alumínio de 15 polegadas.

Onix 1.0 Turbo – R$ 55.590
Itens do 1.0 MT, mais câmbio automático de seis marchas

Onix 1.0 LT Turbo – R$ 57.590,00
Itens acima, mais faróis de neblina, rodas de alumínio de 15 polegadas, OnStar e Wi-Fi.

Onix 1.0 LT Turbo AT – R$ 62.890,00
Itens acima, mais controle de cruzeiro com limitador, volante com acabamento premium e câmbio automático de seis marchas.

Onix 1.0 LTZ Turbo – R$ 60.990,00
Itens do 1.0 Turbo LT MT, mais carregador wireless, câmera de ré, sensor crepuscular e entrada e partida sem chave.

Onix 1.0 LTZ Turbo AT – R$ 66.290,00
Itens acima, mais controle de cruzeiro com limitador, volante premium e câmbio automático de seis marchas.

Onix 1.0 Premier Turbo – R$ 69.990,00
Itens acima, mais rodas de alumínio de 16 polegadas, faróis com projetores, luzes de condução diurno, lanternas em led e bancos de couro e tecido.

Opcionais:

Premier II – R$ 72.990,00
Interior em preto e caramelo, ar condicionado digital, alerta de ponto cego, estacionamento automático e bancos de couro.

Premier III – R$ 72.990,00
Interior em preto e cinza, ar condicionado digital, alerta de ponto cego, estacionamento automático e bancos de couro.

Sedã

Onix Plus 1.0 Turbo – R$ 58.790,00
Itens do LT 1.0, mais câmbio automático de seis marchas.

Onix Plus 1.0 LT Turbo – R$ 61.190,00
Itens acima e câmbio manual, mais OnStar, Wi-Fi, rodas de alumínio de 15 polegadas e faróis de neblina.

Onix Plus 1.0 LT Turbo AT – R$ 66.490,00
Itens acima, mais piloto automático, volante premium e câmbio automático de seis marchas.

Onix Plus 1.0 LTZ Turbo – R$ 65.790,00
Itens do LT 1.0 Turbo, mais entrada e partida sem chave, câmera de ré, carregador wireless e sensor crepuscular.

Onix Plus 1.0 LTZ Turbo AT – R$ 70.990,00
Itens acima, mais piloto automático, volante premium e câmbio automático de seis marchas.

Onix Plus Premier 1.0 Turbo – R$ 73.190,00
Itens acima, mais rodas de alumínio de 16 polegadas, faróis com projetores, luz de condução diurna, lanternas em led e bancos de couro e tecido.

Opcionais:

Premier II – R$ 76.190,00
Interior em preto e caramelo, ar condicionado digital, alerta de ponto cego, estacionamento automático e bancos de couro.

Premier III – R$ 76.190,00
Interior em preto e cinza, ar condicionado digital, alerta de ponto cego, estacionamento automático e bancos de couro.

 

Luiz Cipolli Junior, de Porto Alegre, RS