Veículos vão usar motor Cummins com tecnologia Euro VI e start-stop

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A cidade de Londres planeja a criação de uma área de baixas emissões de poluentes, a Zona de Emissão Ultra-Baixa, que entra em vigor em 2019 com o objetivo de estabelecer regras para a circulação de veículos.

Com motor a diesel, os clássicos ônibus vermelhos de dois andares que circulam na cidade desde a década de 1950, serão obrigados a se reinventar. Eles terão agora motores novos, com tecnologia Euro VI, que reduzem em 90% a emissão de partículas poluentes, segundo a Cummins, maior fabricante de motores a diesel.

O motor tem a tecnologia start-stop, que ajuda a economizar combustível e diminui mais ainda a emissão dos gases na atmosfera e são compatíveis com o uso de biodiesel ou diesel renovável.

O repotenciamento feito pela Cummins alcança um dos modelos mais clássicos, o routmaster RM1005, ativo desde 1962, que vai poder continuar circulando e ainda pode ter uma sobrevida de oito anos, como garante o fabricante.

“A iniciativa da Cummins visa aumentar rapidamente o número de ônibus urbanos com motor Euro VI, além de contribuir significativamente para melhorar a qualidade do ar e reduzir as emissões de carbono em Londres e em outras cidades que estabelecem Zonas Ultra Baixas de Emissão”, disse Ashley Watton, diretor da empresa.