– Carro da GM perdeu apenas 7,6% do preço após um ano de uso

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Não há dúvidas de que os aspectos subjetivos são determinantes na compra de um carro e que o consumidor acaba se deixando levar pela emoção. Não fosse assim, para que tanto investimento em mensagens subliminares nas propagandas?

Mas por mais que o coração seja determinante na decisão de compra, o consumidor sempre leva em conta os aspectos racionais. Afinal, não é a toda hora que ele investe uma pequena fortuna num bem de consumo. Qualquer que seja a categoria do carro e o poder aquisitivo da pessoa, trata-se sempre de uma operação dolorida para o bolso.

Num mercado onde a maior parte das vendas são de carros pequenos e num momento em que o consumidor tem dúvidas em relação ao futuro (e portanto investe com parcimônia), o principal atributo na hora da compra de um carro zero é o valor de revenda. Ninguém quer se arriscar a perder muito dinheiro na hora da troca.

Daí a importância de conhecer qual o comportamento do carro depois que ele sai da concessionária. Esse é o objetivo do estudo de Depreciação feito pela Agência Autoinforme, com números da Molicar, que resultou no Prêmio Maior Valor de Revenda, reconhecendo os modelos de cada categoria que obtiveram o maior valor de revenda após um ano de uso.

O grande campeão do Prêmio Maior Valor de Revenda Autos 2015, entregue nesta quarta-feira em cerimônia em São Paulo, é o Onix, da GM, que obteve uma depreciação de apenas 7,6% depois de um ano.

Outros 13 carros receberam os prêmios por categoria, sendo que a GM ganhou também (além do hatch pequeno e do campeão geral com o Onix) o prêmio no segmento de Minivan, com a Spin, com uma depreciação de 11,9%.

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A Fiat foi a marca que teve o maior número de homenagens, ganhando os prêmios de Hatch Premium, com o Cinquecento (depreciação de 12,6%); o de Perua, com o Palio Weekend (12,7%) e o da Picape Pequena, com a Strada (-9,6%).

A Volkswagen ganhou o prêmio de Carro de Entrada, com o Up, que registrou depreciação de apenas 8,3% após um ano de uso e venceu também na categoria Hatch Médio com o Golf, com índice de 10%.

Com um índice abaixo dos 10%, o HB20S foi o sedã pequeno campeão na sua categoria. O carro da Hyundai registrou depreciação de apenas 9,1% após um ano de uso.

A Toyota, a Honda e a Ford ganharam em duas categorias cada. O prêmio de Picape Média ficou com a Hilux, que teve – 11,2% e o Corolla venceu entre os sedãs médios, com 11,4%.

A Ford venceu na categoria Sedã Grande, com o Fusion, que teve depreciação de 12,8% e nos Utilitários Esportivos Pequenos, onde o Ecosport registrou uma desvalorização de 13,2%.

O CRV, da categoria Utilitário Esportivo Grande (-12%) e o Fit, na categoria Monovolume (-11,1%), deram dois prêmios para a Honda. Veja os vencedores por categoria.

Além disso, foram destacados os dez carros com o maior valor de revenda, independentemente de categorias. Nesse quesito vale destacar o bom desempenho do Hyundai HB20, segundo colocado no ranking geral e com depreciação de 8%, apenas dois décimos atrás do campeão Onix. O Ford Fiesta foi o terceiro, com índice de 8,1% e Renault Sandero foi o quarto carro menos depreciado do Brasil, com depreciação de apenas 8,2%

Veja os dez primeiros colocados do ranking geral

1) Chevrolet Onix -7,6
2) Hyundai HB20 -8
3) Ford Fiesta -8,1
4) Renault Sandero -8,2
5) Volkswagen Up -8,3
6) Fiat Palio Evo -8,4
6) Fiat Punto Evo -8,4
7) Toyota Etios -8,5
8) Volkswagen Fox -8,8
9) Fiat Palio Fire -8,9
9) Ford Ka -8,9
10) Volkswagen Gol -9
Fonte: Autoinforme/Molicar

Veja os vencedores por categoria 

AGÊNCIA AUTOINFORME
PMVR 2015 – CARROS E COMERCIAIS LEVES 
ENTRADA VAR.%
VOLKSWAGEN UP! -8,3
FIAT PALIO FIRE -8,9
FORD KA -8,9
FIAT UNO EVO -9,5
CHEVROLET CELTA -10,7
HATCH VAR.%
CHEVROLET ONIX -7,6
HYUNDAI HB20 -8,0
FORD NEW FIESTA -8,1
RENAULT SANDERO -8,2
FIAT PALIO EVO -8,4
HATCH MÉDIO VAR.%
VOLKSWAGEN GOLF -10,0
AUDI A3 -11,3
CHEVROLET CRUZE SPORT6 -12,4
FORD FOCUS -13,3
HYUNDAI I30 -13,9
HATCH PREMIUM VAR.%
FIAT 500 -12,6
BMW 1 -13,0
MINI MINI COOPER -13,5
MERCEDES-BENZ A -13,9
AUDI A1 -14,0
MINIVAN VAR.%
CHEVROLET SPIN -11,9
FIAT DOBLO -12,5
RENAULT KANGOO -12,7
MERCEDES-BENZ B 200 -15,0
JAC T8 -15,8
MONOVOLUME VAR.%
HONDA NEW FIT -11,1
FIAT IDEA -13,4
CITROEN AIRCROSS -13,8
CITROEN C3 PICASSO -14,1
KIA SOUL -15,3
PERUA VAR.%
FIAT PALIO WEEKEND -12,7
VOLKSWAGEN SPACEFOX -13,2
PICAPE PEQUENA VAR.%
FIAT STRADA -9,6
VOLKSWAGEN SAVEIRO -10,3
CHEVROLET MONTANA -11,0
PICAPE MÉDIA VAR.%
TOYOTA HILUX -11,2
CHEVROLET S-10 -11,7
FORD RANGER -11,9
VOLKSWAGEN AMAROK -12,6
NISSAN FRONTIER -12,9
SEDÃ PEQUENO VAR.%
HYUNDAI HB20S -9,1
FORD KA+ -9,9
CHEVROLET PRISMA -10,2
TOYOTA ETIOS -10,2
VOLKSWAGEN VOYAGE -10,5
SEDÃ MÉDIO VAR.%
TOYOTA COROLLA -11,4
AUDI A3 -11,7
HONDA CIVIC -11,7
CHEVROLET CRUZE -12,2
NISSAN SENTRA -12,5
SEDÃ GRANDE VAR.%
FORD FUSION -12,8
HYUNDAI AZERA SEDAN -14,6
HONDA ACCORD -14,8
VOLKSWAGEN PASSAT -15,0
MERCEDES-BENZ CLA -15,0
UTILITÁRIO ESPORTIVO PEQUENO VAR.%
FORD ECOSPORT -13,2
CHEVROLET TRACKER -13,6
RENAULT DUSTER -13,7
SUZUKI GRAND VITARA -14,8
MITSUBISHI PAJERO TR4 -15,0
UTILITÁRIO ESPORTIVO GRANDE VAR.%
HONDA CR-V -12,0
TOYOTA RAV-4 -12,7
TOYOTA HILUX SW4 -12,8
HYUNDAI IX35 -13,1
LAND ROVER RANGE ROVER EVOQUE -13,7
Fonte: AutoInforme / Molicar