Um crescimento de 42,3% num momento de economia patinando é pra se comemorar. É isso o que o setor de caminhões está fazendo, e com muitas razões: foi o maior crescimento no setor automobilístico em 2019 e no balanço do primeiro mês do ano, anunciado ontem (6/2) pela Anfavea, a associação dos fabricantes de veículos, o segmento de caminhões foi o único que cresceu.

Diante disso, o setor prevê novos investimentos, anunciando novos produtos, mais tecnologia e serviços de gestão de frota. A Scania anunciou nesta quinta-feira (6/2) que pretende aumentar as vendas em todos os segmentos onde atua: caminhões, ônibus, serviços e motores industriais, marítimos e para geração de energia e prevê um aumento de vendas de 5% para o ano.

No ano passado a montadora apresentou um crescimento acima da média, 57,7%, enquanto o mercado cresceu 48,4%. Foram vendidos 12.667 caminhões, contra as 8.031 unidades em 2018 e a participação da marca subiu de 23,1% para 24,5%. No total, a indústria computou 51.635 veículos (2019) contra 34.785 (2018).

A empresa sueca acredita que o aquecimento da economia indica um cenário positivo, além do aumento da tecnologia, que, entre outras coisas, oferece maior economia de operação ao consumidor. Os caminhões da marca têm uma economia de 12% em comparação à geração anterior.

“Para 2020, ainda existem algumas incertezas sobre os rumos da economia global e nacional, por isto estamos com um otimismo moderado neste momento. Mas a fase da Scania no Brasil é ótima e nossas projeções são de crescimento em todos os segmentos”, disse Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais.

Ainda este ano chegam os motores a gás e/ou biometano com as entregas dos caminhões a partir de abril e o início das vendas dos ônibus, no segundo semestre.

A Scania acredita que em 2020 o mercado de caminhões em que atua, acima de 16 t (semipesados e pesados), deverá crescer entre 10% e 15% na comparação com 2019.

Nos ônibus, a visão é de acréscimo no segmento rodoviário, com previsão de crescimento de 5%. Já as vendas de ônibus urbanos deverão ter um volume próximo de 2019”, conta Fábio D´Angelo, responsável pela área de Ônibus.

No setor de Serviço, o diretor Marcelo Montanha acredita numa alta de 33% no portfólio de programas de manutenção (carteira de planos ativos).

“A Scania vem revolucionando as soluções de serviços nos últimos anos e vamos trazer novidades para 2020. Estamos reestruturando alguns programas para dar mais um passo à frente. A conectividade trará ainda mais benefícios à gestão da frota.”

Em relação à energia, a empresa investe no gás natural e biometano nos grandes equipamentos consumidores de energia. “O gás é o futuro para esta indústria”, acredita Celso Mendonça, gerente Motores da Scania.

 

Luiz Cipolli Junior, de Itu