Aumento de apenas 1,6% no mês, queda de 3,5% nas vendas diárias, mas um sólido aumento (9,6%) com 1,76 milhão de carros no ano

Com 196.635 unidades, as vendas de carros novos tiveram um pequeno crescimento (+1,6%) em outubro, em relação a setembro, quando foram vendidas 193.579 unidades, mas um expressivo aumento de 27% em relação a outubro do ano passado (154.874).

Por outro lado, houve retração nas vendas diárias (que são o melhor indicador de como anda o mercado): com 21 dias úteis, outubro registrou 9.352 carros por dia, contra 9.680 em setembro (queda de 3,5%), mês que teve apenas 20 dias de vendas.

Uma visão mais sistêmica, no entanto, revela um sólido (pequeno, mas sólido) crescimento do mercado, uma vez que as vendas diárias se consolidaram na faixa das nove mil unidades a partir de junho. E mais: no acumulado do ano o crescimento é significativo: com 1.768.196 carros e comerciais leves vendidos até ontem (31/10), 2017 já registra aumento de 9,6% em relação ao período janeiro-outubro do ano passado. Nada mal para um mercado que vinha cambaleando ininterruptamente desde 2012.

Análise, feita pelo presidente da JAC, Sergio Habib (veja matéria), mostra que o crescimento das vendas se consolidou nos últimos sete meses, e, numa estimativa para um ano cheio, o Brasil já teria um mercado de 2,3 milhões de carros, ou seja, teria atingido o sonhado crescimento de dois dígitos.

A GM continua disparada na frente: vendeu 36.515 carros em outubro e ficou com 18,6% de participação. Fiat (25.700 mil e 13,1%) e Volkswagen (23.659 e 12%) vêm a seguir, mas distantes da líder. A Ford está em quarto lugar, com 20.340 carros vendidos, ganhando a briga com a Hyundai, que desta vez ficou em quinto, com 17.612 unidades e 9%.

ranking marcas out17