Montadora mantém plano de investimento e acredita na recuperação do mercado

A queda na indústria automotiva causada pela pandemia parece não ter assustado muito a FCA. O diretor de compras da montadora para a América Latina, Juliano Almeida, acredita que o mercado deve se recuperar mais rápido do que o esperado.

“A FCA tem conversado muito com os fornecedores, para que atentem para sua capacidade produtiva e se preparem para assegurar entregas em volumes crescentes nos próximos meses”, contou o diretor, que promoveu a premiação dos melhores fornecedores do ano.

A intenção da FCA para os próximos meses é acelerar a produção de componentes e subcomponentes entre os fornecedores para aliviar a tensão cambial, importando menos e mantendo o preço dos produtos para o mercado nacional.

Antonio Filosa, presidente da empresa, destacou durante a Conferência Anual de Fornecedores, que aconteceu na última terça-feira (29/09/2020), que a situação da pandemia ainda exige muita cautela, mas que o mercado já vê sinais claros de recuperação.

“O pessimismo é um sentimento que deve ficar no passado”, afirmou.

Para os próximos anos

Conforme Juliano Almeida, em 2021 o foco da FCA vai ser o desenvolvimento de novas propostas de otimização de valor do produto e maior agilidade na resposta ao mercado.

A montadora mantém o plano de eletrificação do portfólio com a chegada do Fiat 500, do Ducato BEV e os Jeep Renagade, Compass e Wrangler plug-in.

Até 2022 serão lançados três novos SUVs: dois da Fiat e um da Jeep. Virão também mais uma picape, quatro reestilizações e três renovações de modelos. A montadora vai lançar ainda dois novos motores turbo (1.0 e 1.3), uma transmissão automática CVT e nova central multimídia para os carros.

Os investimentos foram mantidos e, conforme Filosa, até 2025 serão destinados R$ 16 bilhões para o lançamento de novos veículos, novo powertrain, serviços conectados, sistemas de manufatura 4.0, inovação e capacitação de pessoas.

A Conferência

A noite de premiação dos fornecedores aconteceu por transmissão no Youtube, a fim de cumprir as exigências de isolamento social.

Parceiros e fornecedores da FCA foram reconhecidos pelas inovações, qualidade, garantia e competitividade alinhadas à colaboração proativa, melhoria contínua, integridade, empatia, pensamento de longo prazo, transparência mútua, senso de urgência e responsabilidade. Além disto, a FCA homenageou as empresas que contribuíram no combate à Covid-19.

Veja lista de empresas reconhecidas por categoria:

  •        Princípios fundamentais:  Gestamp Argentina
  •        Chassis: Mando Corporation do Brasil
  •        Sistemas de Motores: Denso Sistemas Térmicos do Brasil
  •        Serviços: Rev Brasil Adaptação Veicular
  •        Materiais Indiretos: Guhring Brasil Ferramentas
  •        Carroceria: Itaesbra Indústria Mecânica
  •        Matérias-primas: PPG Industrial do Brasil
  •        Powertrain: Aisin AW Co
  •        Mopar: Shell Brasil Petróleo
  •        Interiores: Iber-Oleff Brasil
  •        Elétricos e Eletrônicos: Yazaki do Brasil
  •        Entrada de suplementos: Expresso Nepomuceno
  •        Saída de suplementos: Sada
  •        Inovação: MTA Brasil Indústria
  •        Digital: Take
  •        Sustentabilidade: Lear Corporation
  •        Otimização de Valor: Yazaki do Brasil
  •        Fornecedor Argentina: Tiberina Automotive Argentina

 

Reconhecimento aos parceiros em ações contra a Covid-19

  •       Comau
  •        Seris
  •        New Tech
  •        Jabil
  •        Sada
  •        Lidermac
  •        Tiberina
  •        FMM
  •        Jas Sonave
  •        Denso
  •        PMC
  •        Adler
  •        Ventana
  •        Revestcoat
  •        PSMM
  •        Transac
  •        Senai/Fiemg
  •        Furlong Brasil
  •        Saint Gobain
  •        Brose
  •        Pirelli
  •        Lear
  •        Azul