Setor cresceu 14% em fevereiro, mas falta de semicondutores ainda é um problema

Houve um crescimento de 14% na produção de veículos automotores em fevereiro (inclui carros, caminhões e ônibus) com um volume de 165,9 mil unidades.

Embora o desempenho tenha sido fraco na comparação com o histórico do setor, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, disse que está dentro da expectativa traçada pelos fabricantes, uma vez que já era esperado um ritmo lento no primeiro trimestre.

A expectativa é resolver o problema de fornecimento de semicondutores, que ainda impacta na produção de veículos no Brasil e no mundo. Seguindo o dirigente, os problemas enfrentados com a pandemia do coronavírus está sob controle.

Foram 311 mil unidade no bimestre, média mensal um pouco inferior da traçada para o semestre, que é de 160 mil carros/mês, mas como alertou Luiz Carlos, é possível que a produção se recupere nos próximos quatro meses.

Os números relativos a vendas no varejo – cujo segmento de carros e comerciais leves já foram divulgados aqui no dia 2 de fevereiro – chegaram a 129,3 unidades com a inclusão de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, aumento de 2% sobre janeiro e queda de 22,8% sobre fevereiro do ano passado.

Nos dois primeiros meses foram vendidos para locadores de veículos 25 mil carros, uma média ainda muito baixa considerando que a expectativa é vender 400 mil unidades nesse segmento em 2022.

Caminhões

Foram emplacados 7.900 caminhões em fevereiro, queda em relação janeiro, com 8.700 unidades.

Os caminhões pesados representam quase 50% das vendas e, juntos com o semipesados, somam 75%. O segmento registrou 8,7% de crescimento no bimestre.

Exportação

As exportações somam 69 mil carros no bimestre, o que a Anfavea considera um bom desempenho. Em valor, o faturamento foi de US$ 1,3 bilhão (inclui peças), volume que está dentro do planejamento. Os principais compradores de carros do Brasil este ano são México, Chile, Colômbia e Uruguai. A Argentina continua sendo um grande parceiro, mas o comércio entre os dois países caiu este ano.