O Peugeot 208 poe por terra o conceito da “carro pequeno”. De fato, desde as suas origens, a linha 208 da marca francesa compete no que o mercado conveniou a chamar de carro compacto, uma forma elegante de chamar os carros pequenos. Porque para muita gente “pequeno” pode ser entendido como pejorativo.

Mas quando você olha para o Peugeot 208, lançado na semana passada, percebe que se trata de um carro superior, independentemente do seu tamanho físico (4,055 metros). Do desenho externo ao luxuoso acabamento interno, do conforto interno aos equipamentos, o carro tem tudo o que se exige de um produto de categoria superior, devendo se destacar em relação aos concorrentes do mesmo tamanho.

O carro conta com alerta de colisão, frenagem de emergência, alerta e correção de mudança de faixa e uma das versões é totalmente elétrica (a outra tem motor flex).

O motor na versão à combustão é o mesmo da versão anterior: o 1.6 flex de 16 válvulas, de 118 cv de potência e 151,8 Nm de torque e transmissão automática sequencial de seis marchas. No modo de condução Eco as trocas de marcha são feitas de maneira antecipada em relação à operação normal, resultando em maior economia de combustível enquanto o modo Sport oferece melhor desempenho.

As bonitas linhas externas são fruto da nova identidade da marca: ele é mais largo e mais baixo que a do antecessor, o que lhe dá uma aparência mais esportiva. Tem 1,738 m de largura, 1,453 m de altura e 2,538 m de entre-eixos.

A traseira tem um acabamento na cor preta que vai da extremidade do carro à tampa do porta-malas

A proposta da montadora com a plataforma usada no carro é oferecer maior robustez, melhor conforto acústico, térmico e do nível de vibração, conjunto de atributos que torna mais confortável a condução, o que, de fato, pode ser observado no rápido test drive que fizemos em circuito urbano, em São Paulo, na semana passada. A promessa é de baixo consumo de combustível em função de menor peso e menor resistência aerodinâmica.

O alerta de colisão é acionado em caso de risco de batida no veículo à frente, ou em caso de um pedestre atravessando a rua. Dependendo do risco um aviso é acionado: alerta visual apenas, indicando que o veículo à frente está muito próximo, ou alerta visual e sonoro, em caso de colisão iminente. Mas o carro não freia sozinho. A frenagem de emergência é acionada para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão.

O alerta e correção de mudança de faixa reconhece as linhas da estrada e alerta em caso de ultrapassagem involuntária.

O alerta de ultrapassagem de linha corrige a trajetória do veículo quando houver risco de ultrapassagem involuntária de uma das linhas de marcação.

O carro tem também auxílio de farol alto (o sistema alterna automaticamente entre luz alta e luz baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação) e reconhecimento de placas de velocidade (o lê as placas de velocidade e as exibe no painel de instrumentos),

São quatro versões de acabamento: Active, Active Pack, Allure e Griffe. Veja os equipamentos de cada uma:

Active 1.6 com câmbio automático AT6

Grade frontal cromada

DRL em led

Rodas de liga leve de 16”

Faixa traseira em preto brilhante

Comandos do volante com contorno em preto brilhante

Abertura interna de portas

Active 1.6 com câmbio automático AT6 + Pack

Acrescido de:

Teto de vidro panorâmico

Ar condicionado digital

Câmera de estacionamento traseira

Allure 1.6 com câmbio automático AT6

Acrescido de:

Teto de vidro panorâmico

Rodas de liga leve de 16” diamantada

Escapamento cromado

Ar condicionado automático digital

Cockpit 3D

Volante multifuncional em couro

Bancos especiais

Apoio de braço para o condutor

Carregador de smartphone por indução

Painel de bordo com acabamento especial

Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão start/stop

Airbags de cortina

Griffe 1.6 com câmbio automático AT6

Acrescido de:

Faróis full led

Capa dos retrovisores em preto brilhante

Aerofólio traseiro em preto brilhante

Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão start/stop

Visio park 180°

Sensor de chuva

Sensor crepuscular

Sensor de estacionamento traseiro

Alerta de colisão

Frenagem de emergência automática

Alerta e correção de mudança de faixa

Auxílio de farol alto

Sistema de reconhecimento de placas

O elétrico

A versão elétrica, a e-GT, 136 cavalos de potência, ou 100 kW e faz de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos com 260 Nm de torque imediatos. O modo eco é mais econômico, o drive mais agressivo e o Sport tem potência e torque máximos.

O espaço e o volume do porta-malas são idênticos aos da versão a combustão (265 litros), levando em conta que as baterias, com volume de 220 l, encontram-se debaixo do piso. O sistema de suspensão tem regulagem e soluções técnicas específicas, com repartição de peso otimizada.

O carro pode ser carregado em tomadas convencionais ou carregadores rápidos, onde é possível carregar 80% da bateria em 30 minutos.