– Programa classificará os pneus vendidos no Brasil, considerando três critérios principais

Etiqueta de pneus inmetro

O programa brasileiro de etiquetagem que é controlado pelo Inmentro, chegou aos pneus vendidos no Brasil. Na última terça-feira (16) a Goodyear divulgou a chegada do programa de etiquetagem brasileiro de Pneus.

Para o consumidor será uma grande ajuda, pois na hora da compra, além das informações fornecidas pelo vendedor, ele poderá comparar a nota que os modelos que ele pensa em comprar receberam. O programa vai considerar os pneus para carros de passeio, caminhões e ônibus

Teste de etiquetagem de pneus 03

O programa entrará em vigor em abril de 2016, mas até outubro de 2017 os pneus que não forem aprovados poderão ser comercializados, pois já estarão no estoque das fabricantes. Em 2018 só poderá ser vendido no Brasil os pneus aprovados pelo PBE.

O PBE de Pneus seguirá três critérios de avaliação: a resistência ao rolamento, que influencia no consumo de combustível e na emissão de CO², a aderência ao molhado, que é um indicador da segurança do pneu em asfalto molhado e o ruído externo, que é medido em decibéis e analisa o impacto ao meio ambiente.

Teste de etiquetagem de pneus 1

A apresentação ocorreu na fábrica de Americana, Interior de São Paulo, onde a empresa tem uma pista aprovada para realizar os testes para o PBE de pneus e apresentou como funcionam os testes e quais as condições para avaliar cada um dos três critérios.

Teste de etiquetagem de pneus 02

Confira os principais quesitos para realizar cada teste:

Teste de aderência em pista molhada – Para carros de passeio é usada uma van com uma “carretinha” engatada e esta usa os pneus de passeio que serão testados. A carretinha envia as informações para uma central instalada na Van.

A pista deve ter 280 metros e a temperatura dela e do ambiente devem estar entre 5º e 35º graus, a espessura do espelho d’água deve estar entre 0,5 e 1,5mm. São feitas seis medições durante a avaliação. Para os caminhões, são usados um caminhão de cada categoria: leve médio e pesado. A espessura da água deve estar entre 0,5 e 2mm e são feitas oito medições.

Teste de ruído externo – A pista deve ter um raio de 50 metros sem nenhum obstáculo, os pneus devem passar por uma pré-rodagem de 100 quilômetros para assentamento e algumas condições ambientais são avaliadas, o vento deve estar abaixo de 5km/h, a temperatura da pista não pode passar de 50ºC e a temperatura ambiente não pode passar de 40ºC. Para os carros de passeio são realizadas oito medições entre 70 e 90km/h. Para caminhões também são oito, mas entre 60 e 80 km/h.

Teste de resistência ao rolamento – A temperatura ambiente não pode passar de 28ºC. Os carros de passeio devem passar por uma pré-rodagem de 30 minutos e os caminhões de 150 minutos. Depois os carros passam pelo teste de 60 minutos e os caminhões de 225 minutos. A carga utilizada em ambos os testes é definida proporcionalmente a capacidade de carga de cada produto.

Caio Bednarski