Alunos da Unisa ficam animados para colocar em prática o que aprendem na sala de aula

Livia Alves - estudante de

Livia Alves – estudante de

“Um prêmio como esse dá oportunidade para o aluno escrever, se desenvolver e isso motiva a gente. Tem muita gente que tranca o curso, fica desanimado por não ter a prática e a vivência da profissão, então, um prêmio que permite desenvolver um trabalho diferente do que a gente tem no dia a dia na faculdade dá um incentivo muito grande e aponta uma perspectiva para o futuro”.

A avaliação é da estudante do quarto semestre de Jornalismo da Unisa – Universidade Santo Amaro, Livia Alves, de 24 anos, que participou do encontro realizado na última quinta-feira, 27, quando o jornalista Joel Leite, da Autoinforme, fez uma exposição do setor automobilístico, apontou as oportunidades profissionais do segmento e respondeu os questionamentos dos estudantes da faculdade, na capital paulista.

O bate-papo com os estudantes da Unisa teve uma excelente participação; por mais de duas horas houve troca de idéias sobre termas do jornalismo, tendência, oportunidades de trabalho e, principalmente, esclarecimentos sobre o Prêmio Estudantes de Jornalismo, que a Autoinforme realiza pelo quinto ano consecutivo com o apoio da Hyundai.

Grande parte das perguntas foi em relação ao tema do prêmio deste ano, que é Mobilidade e Conectividade. Os estudantes foram esclarecidos que desta vez poderão se inscrever em três categorias: além de texto, poderão ser feitas matérias de vídeo e de rádio, o que animou bastante os alunos. E haverá homenagem aos ganhadores das três categorias, assim como a visita à fábrica da Hyundai em Piracicaba com direito a teste drive na pista da montadora aos três primeiros classificados de cada categoria.

Unisa -V premio

O autor da melhor reportagem, como se sabe, vai ganhar um notebook e um dos participantes será selecionado para um estágio remunerado na Agência Autoinforme.

A possibilidade de ganhar dois ingressos para o Salão do Automóvel com a simples entrega na reportagem animou os estudantes.

O professor Bernardo Junior, coordenador de curso de Jornalismo da Universidade, disse que o Prêmio é uma grande oportunidade para aos seus alunos. É o momento que o estudante tem para por na prática aquilo que ele aprende na sala de aula.

“Acho que essa é a grande importância de um prêmio como este; outros veículos e entidades deveriam seguir o exemplo da Autoinforme e promover esse tipo de competição com estudantes, porque o aluno, em sala de aula, não tem chance de mostrar o seu trabalho pro mercado. Essa é uma grande oportunidade de mostrar quantos jornalistas brilhantes estão em formação”, disse o coordenador.

Unisa- V premio

O Prêmio de Estudantes de Jornalismo já foi apresentado à FMU e chegará a outras faculdades de São Paulo nos próximos dias.

Os estudantes interessados podem ver o edital no site www.autoinforme.com.br e fazer a inscrição. Lembrando que basta enviar a reportagem, nas categorias texto, vídeo ou foto, para ganhar um par de ingressos para o Salão do Automóvel, que será realizado de oito a 18 de novembro próximo. Além de concorrer a um notebook, uma vaga de estágio e uma visita à fábrica da Hyundai em Piracicaba.

O Prêmio Autoinforme de Estudantes de Jornalismo tem o apoio da Hyundai, da Rádio Bandeirantes, Rádio Band News e Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Palestra serviu para trabalho escolar

Como titular da cadeira de Assessoria de Empresa, o professor Bernardo Junior, coordenador de Jornalismo da Universidade de Santo Amato, aproveitou a presença do jornalista Joel Leite em palestra feita na Universidade na semana passada para a divulgação do Prêmio Autoinforme de Estudantes de Jornalismo, para submeter os seus alunos a um trabalho escolar.

Além da participação dos estudantes com questionamento sobre o jornalismo automotivo e das questões relacionadas ao Prêmio, os alunos tiveram que produzir um release, como se estivessem divulgando a abertura de inscrições do Prêmio para a imprensa. Isso os motivou a fazerem perguntas mais profundas Joel Leite, para que pudessem construir um texto mais complexo e detalhado sobre o assunto.