– Evento reúne em São Paulo montadoras e entidades da indústria automobilística

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Um dos principais atributos que o consumidor leva em conta na hora de comprar um carro zero é o seu valor de revenda; ele quer ter a segurança de que não vai perder muito na hora da revenda. Por isso, a pequena depreciação no mercado de usados é uma preocupação constante das montadoras em relação aos seus carros. O problema é: como saber quais os carros mais recomendados para comprar em relação a esse quesito?

Depois de mais de dez anos realizando o Estudo de Depreciação, a Agência AutoInforme instituiu, no ano passado, o Prêmio Maior Valor de Revenda, em parceria com a  Textofinal e nesta quarta-feira, 14, realiza a segunda edição do prêmio, em São Paulo.

O estudo de depreciação indica as marcas e modelos de carros e comerciais leves que obtiveram os menores índices de depreciação no ano de 2015 (a base de estudo é o mês de agosto). O índice de depreciação é obtido com base das cotações da Molicar, empresa que pesquisa preços de veículos novos e usados no mercado brasileiro e referência no fornecimento de informações dessa natureza para bancos, seguradoras, financeiras, montadoras e revendas de veículos e profissionais do setor automotivo. Abrange 14 categorias e o campeão geral, o modelo que obteve o menor índice de depreciação após um ano de uso.

Na primeira edição, em 2014, o Ônix, da GM, foi o grande vencedor, teve uma depreciação de 8,5% depois de um ano.

O evento vai premiar os carros de quatorze categorias: Entrada, Perua, Sedã Pequeno, Sedã Médio, Sedã Grande, Utilitário Esportivo Pequeno, Utilitário Esportivo Grande. Picape Pequena, Picape Grande, Hatch, Hatch Médio, Hatch Premium, Minivan e Monovolume.

O índice de depreciação é a diferença de preço entre o veículo zero quilômetro cotado em 2014 (preço praticado) e o mesmo veículo com um ano de uso, cotado em 2015, sempre tendo como referência o mês de agosto.

Como se obtém um bom valor de revenda?

O bom valor de revenda é obtido através de uma série de ações que a montadora vai construindo ao longo do tempo. O produto tem os seus valores intrínsecos, seu carisma e é reconhecido pelo consumidor como uma boa compra quando a marca oferece condições como: uma boa rede de revenda, facilidade no atendimento e da oferta de peças, manutenção fácil e barata, mão de obra acessível, entre outros.