velocidade

Muita gente acha que a definição de velocidade máxima nas vias é aleatória, que depende do humor das autoridades de trânsito.

Na verdade, a velocidade de circulação dos veículos depende de estudos onde são levadas em conta características da via e a quantidade de carro, como também o relevo do terreno e as características físicas da pista. São observados também cruzamentos, travessas, escolas, equipamentos públicos em geral.

Mas a principal observação é o hábito dos motoristas: a princípio, a velocidade ideal é aquela praticada por 85% dos veículos naquela via.

Outro critério para estabelecer a velocidade máxima é a orientação das Nações Unidas, que tem como objetivo fazer os países associados tomarem medidas para a redução dos acidentes de trânsito

A ONU determina que a velocidade máxima nos centros urbanos seja de 50km/h. Veja a velocidade praticada em algumas cidades do mundo

A velocidade é um dos cinco fatores de risco responsáveis por mortes e lesões no trânsito e que devem ser priorizadas. Ou outros são:

O uso do capacete para motociclistas

A não associação de bebida alcoólica e direção

O uso do cinto de segurança

O uso de cadeirinhas para o transporte de crianças

O Brasil recebeu classificação positiva nesses quatro itens, mas foi reprovado no quesito “limite de velocidade urbana de 50 Km/h”, onde não atende a recomendação da OMS.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 59 países já implantaram o limite de 50 km/h nos centros urbanos.

E agora que cidades brasileiras começam a implantar o limite estabelecido pela ONU, candidatos em várias cidades PROMETEM em campanha que vão AUMENTAR a velocidade. Como a redução da velocidade em São Paulo comprovadamente provocou diminuição de acidentes e mortes, aumentar a velocidade é propor o aumento das ocorrências.