Picape apresentada nesta terça-feira registra segunda mudança em sete anos de mercado

Ao completar sete anos no mercado brasileiro desde o lançamento da nova plataforma em 2012, a Ranger entra na sua segunda reestilização (a primeira foi em 2016) com mudanças visuais e técnicas. E o mais importante não teve aumento de preço, a picape segue custando o mesmo valor da linha 2019. No design, as principais mudanças da Ranger se concentram na frente, incluindo grade, para-choque, faróis principais e de neblina redesenhados e novas rodas diamantadas de 18 polegadas, além do acabamento e materiais na cabine. Ainda sobre mudança externa, destaque para o nova tampa da caçamba com assistente de abertura e fechamento, que reduz de 12 kg para 3 kg o peso equivalente na sua movimentação.

Na parte mecânica, a picape ganhou uma nova suspensão, que contempla mudanças no formato da barra estabilizadora dianteira, novas molas e amortecedores, além de batentes e coxins recalibradas permitindo mais estabilidade e conforto a rodar tanto do asfalto como em terreno fora de estrada.

A Ranger 2020 conta com dois motores diesel, o 3.2 de cinco cilindros, com 200 cv, e o 2.2 de 160 cv. O motor flex saiu de linha por conta da baixa procura. Segundo a Ford essa motorização representa só 8% das vendas entre todas as picapes médias.

Toda a linha já vem de série com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistência de frenagem de emergência, luzes de emergência em frenagens bruscas, controle de oscilação de reboque e os exclusivos sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga, além de diferencial traseiro blocante eletrônico.

A Ranger tem capacidade de imersão de 800 mm e de reboque de 3,5 toneladas.

Confira os preços e os equipamentos de cada versão da linha 2020:

A versão 2.2 XLS agora vem com ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia SYNC 3 com tela de oito polegadas, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas e novos faróis de neblina. Tem ainda sete airbags, câmera de ré e rodas de liga leve de 17 polegadas. Ela custa R$128.250 na versão 4×2 automática, e oferece também as opções de tração 4×4 com transmissão manual (R$147.520) ou automática (R$154.610).

A versão XLT 3.2, com tração 4×4 e transmissão automática, custa R$176.420. Além de bancos de couro, ela acrescenta itens como sensor de chuva, monitoramento individual de pressão dos pneus, faróis automáticos, estribos plataforma e detalhes cromados.

Já a versão de topo 3.2 Limited passa a vir com faróis baixos de xênon com luz diurna de LED, farol alto automático, sistema de acesso sem chave e botão de partida Ford Power, tampa traseira com travamento elétrico e rodas diamantadas de 18 polegadas. Pelo mesmo preço da linha 2019 (R$188.990), ela introduz também sistema autônomo de frenagem com detecção de pedestres, reconhecimento de sinais de trânsito e monitoramento individual de pressão dos pneus, continuando a oferecer ainda itens como piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa e sistema de personalização da luz ambiente com sete cores.

Com a linha 2020 a picape da Ford deve ampliar as vendas, mas não tem fôlego para disputar a liderança do segmento. A briga mesmo é com a Amarok pelo terceiro lugar no ranking. Até maio, as duas venderam pouco menos de oito mil unidades. Já a líder do segmento, a Hilux, vendeu 16,7 mil unidades e a S10, segunda colocada, 11,2 mil. (Veja o ranking das picapes médias).

Mesmo assim a Ford Ranger foi a picape média que mais cresceu em participação no mercado desde o lançamento da sua nova plataforma, em 2012, passando de 9,4% para 16.1%. Teve uma aumento de 70% nas vendas.

A Ranger chega ao mercado em agosto e tem cinco anos de garantia.

Preços:

Ford Ranger 2020

Ford Ranger XL Cabine Dupla 2.2 Diesel MT 4×4 – R$ 132.320

Ford Ranger XLS 2.2 Diesel AT 4×2 – R$ 128.250

Ford Ranger XLS 2.2 Diesel MT 4×4 – R$ 147.520

Ford Ranger XLS 2.2 Diesel AT 4×4 – R$ 154.610

Ford Ranger XLT 3.2 Diesel AT 4×4 – R$ 176.420

Ford Ranger Limited 3.2 Diesel AT 4×4 -R$ 188.990

 

Luiz Cipolli Junior, de Mendoza, Argentina