Empresa quer 10% do mercado em 2022; o SUV Arkana e a picape Alaskan são as apostas para o crescimento

 

Ao comemorar os 20 anos da instalação da fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, o presidente da Renault, Luiz Fernando Pedrucci, falou dos grandes desafios colocados para a empresa nos próximos dez anos, período em que, segundo ele, o setor automobilístico vai apresentar uma evolução maior do que a registrada nos últimos cinquenta anos.

“Teremos um grande desafio em termos de investimentos, para isso contamos com o poder da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que é a maior fabricante mundial e terá uma escala de produção que permitirá enfrentar esses investimentos”, disse.

Renault-Fabrica

Pedrucci, que acompanhou os vinte anos do Complexo Ayrton Senna, saudou a produção de três milhões de carros no período, sendo um milhão de Sandero, quatro milhões de motores e falou das fases da empresa, inicialmente com a Scènic e o Clio, passando por Logan e Sandero e chegando à dupla Captur e Kwid. Destacando também a investida da empresa em veículos comerciais, com a linha Master.

A Renault deve fechar este ano superando a meta de 8% do mercado interno: a expectativa é chegar a 8,7%. A nova ambição da empresa é atingir 10% de participação até 2022. Para isso, o objetivo é continuar a crescer o dobro do mercado, como está acontecendo este ano: enquanto as vendas totais vão crescer 14%, a Renault vai evoluir 28%. O presidente da empresa prevê um crescimento constante do mercado nos próximos anos, mas em índices mais modestos, em torno de 10%; assim, a Renault deverá aumentar a participação a cada ano, chegando aos 10% nos próximos quatro anos.

renault arkana

Para crescer acima dos concorrentes, a Renault terá que investir em novos produtos e eles já estão planejados, embora Pedrucci garanta que não chegam antes de 2020. São eles, uma picape média, a Alaskan, que está em estudo em São José dos Pinhais, e um utilitário esportivo médio, acima do Captur, o Arkana, que foi apresentado numa exposição internacional este ano e fica no segmento do Compass e do Equinox. A empresa promete também investir no setor de utilitários, onde o Master tem grande destaque.