– Kwid põe a marca francesa pela primeira vez entre as líderes

kwid_intense_001

Pela primeira vez desde que chegou ao Brasil, em 1998, a Renault ficou entre as quatro marcas mais vendidas no mercado interno, em setembro, atrás apenas das tradicionais GM (veja o ranking), Fiat e Volkswagen. De uma só vez a francesa desbancou a Hyundai, a Ford e a Toyota, num mês com vendas de 193.580 unidades. Setembro registrou queda de 7,8% em relação a agosto e crescimento de 24,9% em relação a setembro do ano passado.

As vendas diárias cresceram, com 9.679 unidades/dia, contra 9.125 no mês anterior, o melhor desempenho desde dezembro de 2015, o que sinaliza uma consistência do crescimento do mercado registrado no mês anterior. Tanto que, no acumulado do ano, o aumento passou de 5,8% para 7,9%

O grande responsável pela ascensão da Renault foi o pequeno Kwid, que logo em seu primeiro mês cheio de venda tornou-se o segundo carro mais vendido no País (veja ranking por modelo), atrás apenas do Onix.

A Hyundai caiu para a sexta posição, sendo a Ford a quinta colocada em setembro. A seguir, Toyota, Honda, Nissan e Jeep fecham a lista das dez mais vendidas.

Outra mudança importante ocorreu logo após a lista das dez mais vendidos: a Citroën caiu para o décimo quatro lugar, sendo ultrapassada pela Mitsubishi e pela Mercedes-Benz. A Peugeot ficou em décimo primeiro.

Veja o ranking das 35 marcas mais vendidas em setembro

lista_marcas_set17